/
/
Proibição X sucesso: por que o Uber incomoda tanta gente

Proibição X sucesso: por que o Uber incomoda tanta gente

Um elefante incomoda muita gente, mas o Uber incomoda muito mais. Embora proibido no Brasil e em Portugal, app torna-se mais popular com a oposição e busca novos modelos de negócio

A 12ª Vara Cível de São Paulo decidiu suspender as atividades da empresa em todo Brasil, na noite desta terça-feira (28). De acordo com a decisão judicial, fica determinada a interrupção das atividades no país sob multa de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento. Apesar da notícia, a empresa ainda não recebeu a notificação e os serviços funcionam normalmente até o momento.

A mesma proibição ocorreu ontem também em Portugal. A decisão do Tribunal de Lisboa foi publicada em comunicado da ANTRAL (Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros), que determinou o encerramento das atividades do aplicativo e o fechamento do site e proibição de uso de cartão de crédito em nome da startup. A multa diária fixada para o não cumprimento no país é de 10 mil euros.

Por outro lado, o Uber esboça uma mudança de planos que continuará incomodando ? mas com o traçado de uma rota diferente. O site da revista Time afirma que a empresa pode estar investindo em um programa massivo de entregas no mesmo dia, em possíveis parcerias com grandes varejistas. Entre elas Louis Vuitton, Tiffany?s e Hugo Boss.

Segundo Beto Aquino Agra, coordenador do Laboratório de Inovação Digital da ANTT, a cobrança pelo serviço, como feita pelo Uber, caracteriza a modalidade de transporte público: se realizado sem a devida autorização do poder público, é ilegal. Uber e similares, como o Zaznu, que sugerem uma taxa de pagamento em troca do transporte, portanto, não obedecem à resolução.

Mas por que o Uber incomoda tanta gente?

Após o protesto de taxistas paulistanos, em março deste ano, o aplicativo teve cinco vezes mais downloads do que a média usual.

Mas talvez o que mais incomoda é o fato de modelos como o Uber serem inevitáveis e que adiar é apenas paliativo ? vai acontecer e os negócios informais, que já são legitimados pelo consumidor, serão competidores fortes no mercado.

?As inovações tecnológicas trouxeram inúmeras oportunidades para as pessoas e as cidades. É por meio da tecnologia que as cidades vão se tornar cada vez melhores e mais acessíveis para o cidadão, que precisa ter seu direito fundamental de escolha assegurado. A Uber é uma empresa de tecnologia que conecta motoristas parceiros particulares a usuários. Reforçamos publicamente nosso compromisso em oferecer aos paulistas uma alternativa segura e confiável de mobilidade urbana. A Uber não foi notificada sobre esta decisão?, é a nota oficial da assessoria de imprensa do Uber.

Em uma cultura de mocinhos e vilões, a visão maniqueísta do mercado sempre leva a demonizar algo que não é preferencial. Embora os protestos contra o Uber não pareçam estar prestes a acabar, a verdade é que nas grandes cidades, em que a demanda por transporte é muito maior do que a frota pode suprir, taxis, transportes coletivos e apps como o Uber não competem, porque podem coexistir. Uma prova disso: tente pegar um táxi em uma região movimentada de qualquer grande cidade do Brasil em horários de pico. É impossível.

Em vez de jogar contra, talvez seja o momento de as empresas de transporte repensarem seu papel e a qualidade dos serviços. Essa é a competição mais justa, já que o objetivo é brigar.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]