Pesquisar
Close this search box.
/
/
Programas de troca de eletrodomésticos estreitam laços com consumidores

Programas de troca de eletrodomésticos estreitam laços com consumidores

Upgrade do Bem e Eco Troca impulsionam a reciclagem, reduzem o impacto ambiental e fortalecem o relacionamento com os clientes

Em pouco tempo, as AirFryers conquistaram um espaço significativo nas casas brasileiras, tornando-se eletrodomésticos bastante populares. Segundo a Euromonitor International, o mercado de eletroportáteis no Brasil cresceu 8% em 2020, e a air fryer foi um dos principais produtos responsáveis por esse aumento. A pesquisa de comportamento de consumo apontou que 35% dos lares brasileiros já possuem uma air fryer. Esse dado revela a popularidade e a presença desse eletrodoméstico nas residências brasileiras.

No entanto, o aumento no número de AirFryers também levanta preocupações sobre o descarte adequado desses aparelhos antigos e o impacto ambiental causado pela produção e consumo desenfreado.

Programa Upgrade do Bem: troque sua AirFryer usada e ganhe desconto

Para enfrentar esse desafio, a Philips Walita lançou o Programa Upgrade do Bem, uma iniciativa voltada para a reciclagem e o descarte correto de eletrodomésticos. Segundo Caleb Bordi, gerente de marketing da Philips Walita, o programa chega para reforçar o DNA sustentável da empresa.

Bordi destaca que a empresa tem trabalhado constantemente para desenvolver produtos que gerem menos impacto ambiental. “Estamos comprometidos em oferecer soluções que sejam ecologicamente responsáveis e que promovam a economia circular. O Programa Upgrade do Bem é uma maneira concreta de colocarmos em prática esse compromisso”, enfatiza.

Trocas atraem consumidores

Uma das principais estratégias do Programa Ubpgrade do Bem é incentivar os consumidores a trocarem suas Airfryers usadas por um cupom de desconto na compra de um novo aparelho. Bordi explica que oferecer um incentivo financeiro para a troca ajuda a tornar o processo mais acessível e atraente para os consumidores. “Além de se livrarem de um eletrodoméstico antigo corretamente, eles também podem adquirir um produto mais moderno e eficiente”, diz.

Descarte correto mesmo sem intenção de compra

É importante ressaltar que mesmo aqueles que não têm interesse em adquirir uma nova AirFryer podem contribuir para o desbcarte correto mesmo assim. Basta levar sua usada até um dos pontos de coleta disponibilizados pelo programa. Dessa forma, é possível garantir que esses aparelhos sejam destinados de maneira adequada.

Um dos objetivos do programa é conscientizar os consumidores sobre a importância do descarte adequado dos eletrodomésticos. Bordi ressalta: “É fundamental educar as pessoas sobre o impacto ambiental dos aparelhos obsoletos e a necessidade de reciclá-los corretamente. Dessa forma, estamos promovendo uma mudança de mentalidade e incentivando práticas mais sustentáveis”.

Expansão do programa e destinação dos materiais reciclados

O projeto-piloto do programa Upgrade do Bem foi lançado na Grande São Paulo, com pontos de coleta e lojas da Polishop. A Philips Walita planeja expandir o programa para outras regiões do Brasil e até mesmo para países da América Latina. Essa expansão permitirá que mais consumidores tenham acesso aos benefícios do programa e também aumentará a quantidade de airfryers recicladas adequadamente.

As AirFryers coletadas são encaminhadas para a fábrica em Varginha, Minas Gerais, onde os componentes são separados e direcionados para parceiros especializados em descarte adequado. Esse processo garante que os materiais sejam reciclados ou recebam uma destinação final ambientalmente adequada, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a redução do impacto causado pelo descarte incorreto de eletrodomésticos.

Estreitando laços com os clientes

O programa Upgrade do Bem busca estreitar os laços com os clientes e fortalecer o relacionamento com eles. Bordi afirmou que a empresa quer que os clientes se sintam valorizados e engajados nas iniciativas. Ao oferecer descontos especiais e promover a conscientização ambiental, a Philips Walita está também construindo uma relação de confiança e fidelidade.

“Nos últimos anos, vemos que a sustentabilidade tem sido também um fator decisivo de compra para grande parte
dos consumidores, que buscam por marcas que tenham a prática da responsabilidade ambiental e desenvolvam
seus produtos com estratégia cada vez mais verde”, Caleb Bordi, gerente de marketing da Philips Walita

Além disso, ao estimular a conscientização ambiental e convidar os consumidores a se tornarem agentes de mudança, esses programas não apenas reforçam a imagem das empresas, mas também criam relacionamentos duradouros baseados em confiança, valorização e fidelidade à marca.

Eco Troca Samsung: outro estímulo ao descarte responsável

Além do Programa Upgrade do Bem da Philips Walita, a Samsung, multinacional sul-coreana, lançou em fevereiro deste ano o programa Eco Troca, uma iniciativa para incentivar o descarte ecológico adequado de eletrodomésticos. Os consumidores têm a oportunidade de trocar seus produtos antigos por descontos na compra de novos modelos da marca ou simplesmente fazer o descarte ecologicamente correto, sem a necessidade de adquirir um novo produto.

Compra online e retirada gratuita

O programa oferece a conveniência de retirar gratuitamente os produtos antigos no endereço do consumidor, encaminhando-os para prestadores de serviço qualificados que os direcionam de volta para a cadeia produtiva de forma sustentável. Independentemente da marca ou condição do produto antigo, o descarte adequado vale descontos na compra de um novo produto Samsung, que é mais eficiente e econômico para o dia a dia do consumidor, além de beneficiar o meio ambiente.

A compra do novo produto é feita de forma totalmente digital, por meio da loja online da Samsung, e, dependendo da região, o frete é grátis. Para o descarte ecológico de produtos de pequeno e médio porte, como celulares e notebooks, basta visitar uma loja física da Samsung ou uma assistência técnica. Já para produtos de grande porte, como máquinas de lavar e geladeiras, é possível solicitar a retirada gratuita no endereço do consumidor por meio de chat ou WhatsApp oficial.

Destinação responsável dos materiais

Os produtos depositados nas urnas espalhadas pelo Brasil ou coletados pela Samsung são enviados a prestadores de serviços qualificados, submetidos a processos seguros de triagem, desmontagem, trituração e separação de componentes, para que possam ser reciclados ou receber uma destinação final ambientalmente adequada. Essa abordagem garante que os materiais sejam tratados de forma responsável, minimizando o impacto ambiental e contribuindo para a economia circular.

Benefícios dos programas de troca para as empresas

Além de promover a sustentabilidade e conscientização dos consumidores, essas iniciativas oferecem vantagens às empresas participantes:

  • Cumprimento de regulamentações e políticas: ao oferecer programas de troca com reciclagem, as empresas cumprem exigências legais.
  • Estímulo às vendas: oferecer descontos incentivam os consumidores a adquirir modelos mais recentes, impulsionam as vendas e aumentam a receita.
  • Aumento do fluxo de clientes: programas de troca atraem mais clientes, geram mais oportunidades de vendas e fortalecendo a presença da marca.
  • Fidelização dos clientes: ao oferecer programas de troca, as empresas estabelecem relacionamentos duradouros com os clientes e fortalecem a fidelidade à marca.
  • Responsabilidade ambiental: a reciclagem de eletrodomésticos usados demonstra uma preocupação com o meio ambiente que melhora a imagem da empresa e atrai os consumidores conscientes.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]