Pesquisar
Close this search box.
/
/
Os bastidores do programa de coleta sustentável da Electrolux e Fast Shop

Os bastidores do programa de coleta sustentável da Electrolux e Fast Shop

Parceria amplia o programa De Volta ao Ciclo e passa a recolher eletrodomésticos de grande porte.

O descarte de lixo eletrônico é um desafio enfrentado pelo consumidor há décadas. Aqueles de pequeno porte (como pilhas e baterias) costumam ter uma destinação mais óbvia e simples. Mas como descartar itens de grande porte – em geral, bens de consumo duráveis?

Pensando em uma solução para esses casos, a Electrolux e a Fast Shop se uniram para ampliar o programa de coleta sustentável De Volta ao Ciclo. Criado em 2012 pela Fast Shop, ele possibilita que consumidores deixem todo tipo de equipamento de uso residencial que utiliza energia elétrica, de pequeno e médio porte, nas lojas da marca.

Já se incluíam nesta lista objetos como carregadores, CPUs, celulares, notebook, secadores, sanduicheiras, etc., mesmo se estiverem quebrados e de qualquer marca. Com a iniciativa, em 2022 foram coletadas quatro toneladas de resíduos eletrônicos que foram encaminhadas para completar o ciclo em logística reversa – ou seja, após reciclagem, voltam como novos produtos.

Agora, com a parceria com a Electrolux, o programa vai além e passa a recolher também itens de grande porte: refrigeradores, fogões e máquinas de lavar, por exemplo.

“Com o aumento das coletas, entendemos que a necessidade dos consumidores vai além de eletrônicos de pequeno e médio porte, por isso fechamos a parceria com a Electrolux, ampliando a coleta para a chamada linha branca”, explica o diretor-geral de operações da Fast Shop, Eduardo Salem.

Segundo ele, o objetivo do programa é potencializar o impacto positivo do descarte ambiental adequado de eletrônicos e eletrodomésticos nas regiões em que a marca está presente. Neste sentido de ampliação, buscar parcerias com a indústria e recolher produtos que não foram adquiridos na rede faz parte da estratégia.

Leia mais:
Por que a sua marca ainda não está no podcast?

Como funciona o programa de coleta sustentável

Enquanto o De Volta ao Ciclo funciona em todas as lojas físicas da Fast Shop do Brasil, inicialmente a nova parceria com a Electrolux será aplicada nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Assim, quem comprar um refrigerador Electrolux em uma das lojas físicas da Fast Shop destas localidades poderá descartar o equipamento antigo de qualquer marca sem custo, bastando fazer um agendamento para coleta.

Além disso, como incentivo as marcas ainda criaram uma ação exclusiva para produtos com alta eficiência energética, na qual os modelos Electrolux Multidoor terão um bônus de R$ 250 de desconto sobre o valor da etiqueta.

Para o diretor de sustentabilidade da Electrolux América Latina, João Zeni, a parceria não só proporciona uma melhor experiência para o consumidor na hora da compra, mas propõe e convida a uma mudança nos hábitos de consumo, agora voltados ao modelo de economia circular. Para ganhar força nesta meta, ele diz que é importante a associação a parceiros do varejo.

“As empresas estão se mobilizando para se aproximar e fornecer informações e serviços ao consumidor. O objetivo é informar sobre os programas e oferecer soluções, mas também levar o entendimento sobre a destinação em locais adequados, onde há um tratamento específico, principalmente pelos impactos ambientais”, comenta.

Para que tudo funcione bem, além da própria iniciativa e da boa comunicação com o público, a divisão clara de responsabilidades e a organização do processo também são fundamentais.

Na parceria, a Fast Shop atua no recolhimento, armazenamento e direcionamento do produto descartado a recicladoras parceiras da Electrolux, homologadas pela ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos). “A logística é um dos principais pontos para o sucesso do programa”, acrescenta Eduardo Salem.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Consumidor protagonista: o letramento para
novos hábitos de consumo

Ambas as marcas por trás da ampliação do De Volta ao Ciclo concordam que cuidar do planeta e do meio ambiente é fundamental. Por isso, “colaborar com o descarte ambientalmente adequado de eletrônicos e eletrodomésticos é uma pauta que precisa ser prioridade”, fala o diretor de operações da Fast Shop.

Ele cita alguns números que o programa pretende ajudar a mudar: segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), apenas 3% do lixo eletrônico, que inclui a linha branca, é descartado de forma correta. Já um levantamento da Universidade de São Paulo (USP) de 2022 mostrou que, na última década, o descarte irregular de lixo eletrônico cresceu 49% na América Latina.

“Para se ter uma ideia, anualmente, mais de dois milhões de toneladas de resíduos eletrônicos são gerados somente no Brasil. Ou seja, precisamos mudar esta realidade”, alerta.

Isto passa não só por ações ESG das empresas, mas também pelo letramento dos consumidores, que pode acabar acontecendo aos poucos. Afinal, para o diretor de sustentabilidade da Electrolux América Latina, João Zeni, o público já está ganhando consciência sobre o tema, mas ainda não adquiriu um entendimento claro que o leve a uma mudança de hábitos.

Dessa forma, segundo ele, as empresas devem ter um papel de engajamento mostrando como se é possível criar comportamentos mais sustentáveis.

“Sabemos perfeitamente que o consumidor é parte essencial nesse processo da economia circular. Por isso, temos uma série de iniciativas que buscam capilarizar e gerar o máximo de awareness nessa conscientização e educação do consumidor. É algo fundamental para transformar a cadeia de valor”, afirma.

As iniciativas passam por incentivos econômicos – por exemplo, o desconto oferecido nos refrigeradores com alta eficiência energética na parceria – e por pontos de contato com o público, como o portal Electrolux Cuida, que traz informações acessíveis não só dos produtos da marca, mas como utilizá-los de maneira correta, fazer manutenções preventivas, prolongar a vida útil e alcançar o máximo das tecnologias sustentáveis presentes no item.

Conheça o Mundo do CX

Electrolux e Fast Shop: para além do descarte correto e coleta sustentável

Além da nova parceria, Electrolux e Fast Shop contam com um histórico de ações ESG. Entre diversos exemplos, a Electrolux lançou em 2022 seu próprio programa de logística reversa, o Serviço de Coleta e Descarte Consciente. A marca também busca incluir matéria-prima reciclada em seus produtos; a meta até 2030 é trabalhar com 50% de plástico reciclado.

Já a Fast Shop está na ativa com o De Volta ao Ciclo desde 2012, sempre incentiva o consumidor através de parcerias com marcas e vantagens na aquisição de novos produtos, oferece comodidade em fazer a coleta e o descarte em suas lojas e disponibiliza informações em seu site sobre boas práticas. Como afirma seu diretor geral de operações, são iniciativas em que todos saem ganhando.

“Além de colaborar, o cliente pode contar com alguns benefícios, como descontos. Para a marca, tem a vantagem de se posicionar como uma empresa que assume causas ambientais relevantes, uma vez que os consumidores têm feito cada vez mais escolhas conscientes. É uma vantagem para todos e principalmente para o planeta”, diz.



+ NOTÍCIAS
Geração Z lidera expectativa de consumo
Google dá mais transparência a ferramenta de busca e abre fundo de checagem de fatos

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]