/
/
Para profissionais negros, diversidade é fator decisivo na escolha de emprego

Para profissionais negros, diversidade é fator decisivo na escolha de emprego

Pesquisa mostra que para 57% dos profissionais negros, a diversidade é determinante

A pauta da diversidade dentro das empresas tomou uma importância maior nos últimos anos, especialmente durante a pandemia. Cada vez mais preocupados com a igualdade racial e social, os consumidores passaram a exigir das empresas não apenas uma atitude mais igualitária, como também um quadro de funcionários diverso e ações de combate às desigualdades.

Para além das demandas do consumidor, os próprios colaboradores têm mostrado preferências claras de escolha. É o que mostra a pesquisa realizada pelo Indeed, site de vagas de emprego, em parceria com o Instituto Guetto: 57% dos profissionais negros consideram inclusão e diversidade como fatores decisivos ao escolherem uma empresa para trabalhar.

Fora a consideração importante, outro fator de grande relevância é que a promoção da diversidade precisa ser verdadeira e, de fato, contribuir com a sociedade. O estudo mostra que 44.5% dos profissionais negros considerariam trocar de emprego se sofressem ou presenciassem episódios de discriminação racial dentro da empresa.

“O racismo é um grande desafio no processo de contratação e na vivência corporativa. A discriminação contra pessoas negras e pardas aparece de várias formas no dia a dia da empresa, mas começa já nos processos de seleção e promoção de vagas”, afirma Vitor Del Rey, presidente do Instituto Guetto.

Uma realidade que precisa ser mudada com urgência

Os episódios de racismo têm — ainda bem — ficado cada vez mais evidentes, com resoluções judiciais. Além da perspectiva criminosa, a divulgação na mídia também tem evidenciado as práticas em um nível bem mais elevado, o que configura em uma percepção ruim para as empresas envolvidas.

Assim, o mercado de trabalho para essas pessoas também mudou. De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), mais da metade da população do Brasil é negra (54%), o que mostra a importância de manter um espaço aberto e igualitário dentro das companhias, visto que a o desemprego entre os negros é 71% maior do que entre os brancos.

De acordo com o estudo da Indeed e do Instituto Guetto, quanto mais desigual o ambiente, menos credibilidade ele tem com a população negra: 17% dos profissionais declararam que já trocaram de emprego por perceberem ou vivenciarem práticas racistas dentro da empresa.

“É necessário que as empresas fomentem uma cultura aberta às pessoas negras a partir de uma educação racial do setor de RH e com os demais funcionários da empresa. Os profissionais negros precisam se sentir respeitados, ouvidos, pertencentes e capacitados na instituição desde o processo de seleção até cargos de prestígio”, completa Vitor.

Para atingir uma mudança, alguns caminhos se sobressaem em relação a outros. Para 72% dos entrevistados no estudo, incluir um funcionário negro no processo de recrutamento e seleção de candidatos à empresa é uma das saídas para promover um local mais diverso.

No entanto, é necessário ir além apenas do recrutamento. 65% dos entrevistados também entendem que a participação de profissionais negros em processo decisórios e tomadas de decisão são fundamentais para tornar uma companhia mais inclusiva — e isso configura ter políticas para incluir esses colaboradores em cargos de liderança.

Diversidade no quadro de funcionários, não nos salários

Além de incluir colaboradores negros nos espaços de tomada de decisão, assim como nos processos seletivos, uma outra saída para garantir a inclusão e diversidade no quadro de funcionários é criar vagas exclusivas para negros. Essa opção é válida para 34% dos entrevistados, que acreditam que processos específicos são eficazes para aproveitamento de talentos dessas pessoas de uma maneira mais inclusiva.

Vale destacar que diminuir o preconceito racial também inclui promover vagas e salários mais justos. Dados do IBGE mostram que profissionais negros chegam a receber 30% a menos que profissionais brancos nos mesmos cargos.


+ Notícias

Unilever levanta a bandeira da igualdade racial

A determinante escolha das marcas para o suporte às causas sociais

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]