A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, realizou nos dia 24 e 25 a Operação Black Friday. De uma maneira geral, foram constatadas irregularidades em nove estabelecimentos dos 58 visitados. As empresas serão autuadas e responderão a processo administrativo, podendo ao final serem multadas.
A principal irregularidade encontrada foi por problemas na informação de preços, tais como: produtos sem preços; produtos com código referencial, sem respectiva tabela de preços; precificação unicamente por meio de código de barras; precificação não ostensiva; dois preços para o mesmo produto; entre outros.
Além disso, o órgão realizou um plantão para receber as denúncias de consumidores no evento. Veja o balanço (até o 26, às 13h)
Total Geral de Atendimentos: 845, sendo:
Denúncias e reclamações: 583
Orientações e interações através das redes sociais, internet e telefone: 262
Principais problemas entre as denúncias e reclamações:
Mudança de preço ao finalizar a compra (carrinho): 22.47%
Maquiagem do desconto (preço do produto / valor do frete): 16.30%
Produto/serviço anunciado indisponível: 19.21%
Pedido cancelado sem justificativa: 7.38%
Site intermitente/congestionado/página bloqueada: 2.74%
Com informações do Procon-SP