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E o Procon-SP divulgou o balanço do Black Friday

E o Procon-SP divulgou o balanço do Black Friday

E não foi apenas na loja física, mas também no varejo online. E você sabe qual o assunto mais demandado no órgão de reclamação?

 

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, realizou nos dia 24 e 25 a Operação Black Friday. De uma maneira geral, foram constatadas irregularidades em nove estabelecimentos dos 58 visitados. As empresas serão autuadas e responderão a processo administrativo, podendo ao final serem multadas.

A principal irregularidade encontrada foi por problemas na informação de preços, tais como: produtos sem preços; produtos com código referencial, sem respectiva tabela de preços; precificação unicamente por meio de código de barras; precificação não ostensiva; dois preços para o mesmo produto; entre outros.

Além disso, o órgão realizou um plantão para receber as denúncias de consumidores no evento. Veja o balanço (até o 26, às 13h)

 

Total Geral de Atendimentos: 845, sendo:

Denúncias e reclamações: 583

Orientações e interações através das redes sociais, internet e telefone: 262

 

Principais problemas entre as denúncias e reclamações:

Mudança de preço ao finalizar a compra (carrinho): 22.47%

Maquiagem do desconto (preço do produto / valor do frete): 16.30%

Produto/serviço anunciado indisponível: 19.21%

Pedido cancelado sem justificativa: 7.38%

Site intermitente/congestionado/página bloqueada: 2.74%

 

Com informações do Procon-SP

 

 

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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