/
/
Procon carioca multa Correios por atraso de produtos na pandemia

Procon carioca multa Correios por atraso de produtos na pandemia

O Procon estadual do Rio de Janeiro multou os Correios por atrasos na entrega ocorrido na pandemia. A logística se tornou o principal desafio do comércio eletrônico

A pandemia foi a primeira prova de fogo do comércio eletrônico no País, seja na oferta, venda e na entrega de produtos. Enquanto empresas como o Mercado Livre implementaram logísticas urbanas que ofereceram entregas em até um dia, houve empresa que infelizmente deu alguns passos atrás na experiência do cliente.

No último dia 15, o Procon Estadual do Rio de Janeiro multou em mais de R$ 110 mil a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ou apenas Correios) após atrasos nas entregas de produtos durante a pandemia.

O procedimento administrativo feito pelo órgão verificou um crescimento de 374% na quantidade de reclamações feitas no primeiros semestre de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019.

Segundo o órgão, os servidores do Procon-RJ analisaram as reclamações e verificaram que as encomendas, de fato, sofreram atrasos consideráveis. Além disso, ainda de acordo com o Procon, os consumidores enfrentaram obstáculos para realizar as queixas diretamente com os Correios. “Reclamações foram recusadas pela empresa e as que foram efetivadas, foram respondidas com explicações vagas, sem o fornecimento de qualquer perspectiva concreta de conclusão dos serviços”, afirma a nota da instituição.

“Os consumidores tiveram que sair do isolamento social e buscar uma das agências para tentar uma resposta a respeito da não entrega das encomendas. Ou ainda para pegar os pacotes que deveriam ter sido entregues nas próprias residências. Mesmo com o aumento da demanda, os Correios não tomaram medidas para prestar um serviço de qualidade e os cidadãos foram prejudicados”, declarou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Antes da multa, como é de praxe, a empresa chegou a ser notificada sobre as queixas. A empresa se comprometeu a mudar o comportamento, mas teria continuado a enviar respostas genéricas às dúvidas dos consumidores, ou seja, que os atrasos se deram em virtude da pandemia de COVID e da diminuição do efetivo de empregados, sem informar o que seria feito para melhorar a prestação do serviço.

A empresa afirmou ter tido um aumento considerável da demanda durante a pandemia, porém não comprovou efetiva adaptação técnica para suprir as necessidades a fim de prestar um serviço adequado. Os correios têm o prazo de 15 dias para recorrer da multa aplicada pelo Procon-RJ.

São Paulo também registrou aumento

O atraso nas entregas também se tornou um problema recorrente em São Paulo.

No ano passado, o Procon São Paulo fez um levantamento sobre as queixas mais comuns no universo das compras pela internet. De acordo com o estudo, entre janeiro e outubro do ano passado, o órgão contabilizou 242 mil demandas relacionadas, sendo que o principal motivo é justamente a demora ou não entrega da mercadoria.


Quer ter acesso ao melhor conteúdo sobre experiência do cliente? Assine a  newsletter da Consumidor Moderno


“Isso é consequência direta do aumento das compras on-line na pandemia. As empresas não estavam preparadas para esse aumento de demanda. Elas venderam o que não tinham no estoque, tiveram que recorrer até centros de distribuição e, por problemas de logística, atrasavam a entrega”, diz Fernando Capez, diretor do Procon-SP.

A logística é um conhecido gargalo brasileiro, que há anos convive com o medo de caminhoneiros dos assaltos e estradas em péssimo estado de conservação. Além disso, o brasileiro vive sob a ameaça de uma greve de caminhoneiros, muitas vezes motivada por temas como o preço do combustível , pedágios e outros assuntos. Na logística urbana não é muito diferente. O furto ou roubo de mercadora afugenta entregadores em áreas mais periféricas. Esses são apenas alguns desafios impostos a logísticas e a fluidez do comércio eletrônico, que virou o novo normal no País.

O assunto também foi tema de um dos nossos webinares. Confira:

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]