O Procon de São Paulo divulgou o balanço final da Operação Dia dos Pais. A ação verificou o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) em centenas de lojas no interior e litoral paulista entre os dias 1 e 8 de agosto – justamente a semana da data comemorativa. Ao todo, 43% dos 716 estabelecimentos foram autuados por alguma prática ilegal.
A ação também foi realizada na Grande São Paulo, com 137 estabelecimentos visitados. Ao todo, foram encontradas infrações em 55 locais – cerca de 40% do total.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
As ações do Procon no interior, litoral e Grande São Paulo foram realizadas em mais de 40 cidades. Na relação estão os municípios de Bauru, Campinas, São José do Rio Preto, Baixada Santista, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Sorocaba e São José dos Campos, entre outros.
De acordo com o órgão de defesa do consumidor, a falta de informação de preço – produtos sem preços, produtos com código referencial, mas sem respectiva tabela de preços, precificação por meio de código ou unicamente por meio de código de barras, e até dois preços para o mesmo produto, entre outros problemas.
No Interior e Litoral, esse tipo de irregularidade foi encontrado em 118 locais. Na capital, os números dessa infração não foram divulgados.
O segundo problema mais comum é a inadequação na informação de preço (nesse caso, considera-se clareza e/ou visibilidade desse dado) com 96 casos. Em terceiro, uma situação preocupante: produtos com validade vencida ou sem a informação sobre o prazo de vencimento identificado em 49 estabelecimentos.
Grandes varejistas na lista
Na lista das autuações do Procon no interior paulista e litoral, sobrou até mesmo para as grandes varejistas nacionais. Foi o caso das Casas Bahia, que teve quatro lojas autuadas. O mesmo aconteceu com Riachuelo (4), Pernambucanas (3) e Lojas Americanas (2), entre outras.