Faltam poucas semanas para 2020 chegar e agora é a hora de já se alinhar com o que o primeiro ano da próxima década traz como tendência. E segundo a IKEA, marca sueca que é uma gigante do mundo da decoração, tem muita novidade a caminho.
A empresa divulgou, recentemente a sua lista de apostas. Seis delas caíram no gosto da imprensa internacional. Confira:
COZINHAS MONOCROMÁTICAS
Tons de verde, cinza ou mesmo cores mais quentes são bem-vindos no ambiente da casa que, para a IKEA, deve passar longe do tradicional branco. A principal característica dessa tendência será ver os móveis todos na mesma cor.
PAREDES COM COLAGENS
Os mais criativos devem curtir bastante essa ideia. Sai o papel de parede comportadinho (e talvez careta demais para um começo de década), entra o estilo lambe-lambe em uma das partes da sala. Já pensou nessa ideia? A proposta é trocar quadros por colagens na parede e variar tanto tamanhos como cores, tudo inspirado no estilo gallery wall.
PADRONAGEM DISRUPTIVA
Mais um golpe no décor comportadinho. A sugestão aqui é combinar estampas diferentes – como vários tipos de geometrias, por exemplo – que podem estar em tapetes, cortinas ou almofadas. Os desenhos diferentes trazem mais vida para a decoração, segundo essa tendência da IKEA.
TOM SOBRE TOM
Novamente uma aposta na valorização da cor dentro dos ambientes. O visual monocromático ganha ainda mais força na combinação das cores dos móveis com o tom da parede. Uma tonalidade pode ser a grande atração de algum dos cômodos da casa.
AZULEJOS COLORIDOS
Mais uma vez a cor em destaque. Maiores e feitos de tons fortes, eles devem dar cara nova para os revestimentos dos banheiros, principalmente na região da pia, deixando-os mais imponentes e com personalidade. Pisos também entram nessa onda.
QUARTO COM PERSONALIDADE
A IKEA aposta no uso da cor berinjela como uma das possibilidade para deixar o local de dormir menos “quadradinho”. Seria, segundo a marca, o tom perfeito para quem quiser variar entre as tradicionais paredes claras – que servem para deixar o ambiente mais iluminado – ou as mais escuras, perfeitas para garantir o escurinho para o sono. Também é uma cor neutra que permite combinações menos óbvias para roupas de cama, móveis e cortinas.
+ NOTÍCIAS
Tendências de cores para design e tecnologia em 2020
Aparelhos e dispositivos que devem moldar as casas inteligentes do futuro
A economia da locação: o que esperar desse mercado?
Ficar em casa é o novo sair
A casa dos sonhos: bela, funcional e sustentável