Um estudo divulgado pelo Pew Research Center (?Americans? Privacy Strategies Post-Snowden?) mostra que 30% dos americanos adultos mudou seu comportamento para proteger a privacidade de suas informações, em uma tentativa de esconder do governo informações geradas por suas atividades na internet e nos celulares.
Entre as ações mais tomadas pelos consumidores para esconder suas ações estão a mudança das configurações de privacidade nas redes sociais (17%), uso menos intenso das redes sociais (15%), falar mais com os colegas pessoalmente (14%), desinstalação de aplicativos nos celulares (13%) e evitar usar certos termos nas comunicações via internet (13%).
O estudo também indica que 53% dos consumidores não adotaram táticas para tornar suas atividades on-line mais privadas, como usar uma ferramenta de busca que não rastreie seu histórico; e outros 13% nem sabem que é possível fazer isso. Quarenta e seis por cento não adotaram (ou nem avaliaram a possibilidade) programas de encriptação de emails, enquanto 31% nem sabem que esse tipo de programa existe.
Embora uma boa parcela dos consumidores americanos tenha tomado ações para proteger sua privacidade, a maioria acredita ser aceitável que o governo monitore as ações das pessoas: 82% aprovam o monitoramento de suspeitos de terrorismo e 60% concordam com o monitoramento de políticos e líderes estrangeiros. Entretanto, 57% não concordam com o monitoramento das comunicações de cidadãos americanos pelo governo.
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