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Por dentro do Prêmio Consumidor Moderno

Por dentro do Prêmio Consumidor Moderno

Conheça a metodologia que baseia o reconhecimento de excelência em serviços ao consumidor, e que premiará 90 vencedores em sua 25ª edição.

Em 2000, foi lançada a primeira edição do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Consumidor. À época, o objetivo era reconhecer as empresas e lideranças que mais se destacaram em experiência do consumidor. Dentre BPOs (Business Process Outsourcing), organizações dos mais diversos segmentos do mercado e diretores e CEOs, a premiação validou a construção de uma longa jornada em busca de um atendimento ao cliente cada vez mais harmoniosa, satisfatória e encantadora.

25 anos depois, o desafio persiste – senão mais difícil, mais complexo. O comportamento dos consumidores se transforma continuamente, migrando de uma jornada física, para digital, e enfim híbrida, demandando um atendimento omnicanal – tudo, em todo lugar, ao mesmo tempo. Há ainda as tendências de produtos e serviços que moldam as ofertas e demandas nas relações de consumo.

Sem contar as tecnologias e processos que criam novas formas de prever, antecipar e atender proativamente os consumidores. A chegada da Inteligência Artificial (IA) generativa e sua expansão oferece uma evolução nunca antes vista ao mercado, permitindo uma análise de dados de forma massiva e veloz que, por sua vez, possibilitam novos insights sobre os hábitos de consumo e preferências individuais dos clientes.

O Prêmio Consumidor Moderno acompanhou todas essas transformações, reconhecendo as empresas que a cada ano mais se destacam em seus serviços e experiência ao consumidor. Na edição de 2024, serão premiados 90 vencedores de um total de 472 inscrições. Trata-se de um legado único que reafirma o compromisso de inovação no atendimento de excelência.

Confira a metodologia por trás da 25ª edição do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Consumidor.

Metodologia

Para concorrer ao Prêmio Consumidor Moderno, puderam se inscrever:

  • Pequenas empresas: formadas por empreendedores individuais, microempresas ou pequenas empresas com receita bruta anual inferior ou igual a R$ 4,8 milhões;
  • Médias empresas: média empresa do setor industrial com receita bruta anual superior a R$ 4,8 milhões e até R$ 300 milhões;
  • Grandes empresas: grandes organizações do setor industrial com receita bruta anual superior a R$ 300 milhões.

Durante a inscrição, as empresas puderam enviar informações relevantes para serem analisadas pela equipe da CX Brain, unidade de inteligência do Grupo Padrão. São dados como informações gerais dos canais de atendimento, gestão e estratégia para o relacionamento com o cliente, uso de tecnologia e aplicação de multicanalidade e adoção da transformação digital e inovação. As organizações inscritas que atingiram a nota de corte, seguiram para a etapa seguinte, de avaliação do cliente oculto.

Para esse processo, a CX Brain contou com a parceria da OnYou, uma das maiores empresas especializadas em monitoramento da experiência do consumidor na América Latina. Por meio da metodologia mystery shopper, a parceira avaliou as milhares de interações dos canais de atendimento das organizações inscritas durante 60 dias, avaliando a performance omnicanal das finalistas.

Em seguida, as respostas dos formulários de inscrição e a avaliação do cliente oculto são comparados e validados, definindo assim os finalistas e vencedores de cada categoria.

Categorias especiais

A votação popular ainda está aberta para eleger os vencedores das categorias especiais do Prêmio Consumidor Moderno: CEO do Ano, Hall da Fama e Empresa do Ano. São lideranças, diretores de CX e organizações dos mais diferentes setores – da saúde à aviação, alimentação, bancário, varejo, seguros, telecomunicações, automotivo e mais – que poderão ser eleitos como destaque na 25ª edição da premiação.

As votações estão abertas até o dia 17/06. Para votar, clique aqui.

Premiação

O Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Consumidor será entregue no dia 25 de junho em uma grande festa para fortalecer o ecossistema de experiência do cliente no Brasil. Pequenas, médias e grandes empresas estarão reunidos no espaço Vibra, na capital paulista, para prestigiar e seguir na construção de um CX cada vez melhor.

Todos que participarem da votação popular poderão participar da cerimônia de forma online, ao vivo e gratuitamente.

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SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
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