Completando 25 anos de história em 2024, o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente promovido pela revista Consumidor Moderno tem como objetivo reconhecer e incentivar as empresas que se destacam pela qualidade e inovação em seus serviços de atendimento.
Muito mais que uma celebração, considerado um importante indicador excelência da gestão empresarial focada no cliente no mercado brasileiro, a premiação já está com as inscrições abertas!
A avaliação é extremamente rigorosa e realizada por meio de pesquisas de satisfação, análises de mercado e auditorias independentes, em um estudo aprofundado conduzido pela CX Brain, unidade de inteligência de dados e geração de valor em experiência do cliente, que investiga todas as fases de interação entre consumidores e marcas.
Para as empresas participantes é um momento de celebração, mas também uma grande oportunidade de autoconhecimento e de criação de novas diretrizes para a construção das melhores práticas de gestão para o atendimento ao cliente.
“Essa premiação simboliza a excelência para o mercado”, sintetiza Luciano Rodrigues, Vice-Presidente de Marketing e Vendas da AeC. “É o que nos aguça a fazermos o melhor para nossos clientes”.
Um indicador para a qualidade do atendimento
Centenas de organizações de diversos segmentos foram avaliadas e reconhecidas ao longo das suas edições. Destacando-se por suas práticas de gestão e inovação tecnológica, o prêmio se consolidou como um indicador fiel da excelência nos serviços ao cliente no Brasil.
Para Carla Melhado, CEO da Mutant, além de ser essa “bússola” de mercado e um excelente momento de networking, a premiação tem uma qualidade fundamental: revelar as tendências para o setor de experiência do consumidor. “O prêmio nos aponta novas formas de nos conectarmos ao cliente, trazendo de fato a importância do Customer Experience para o centro das discussões de negócios e de como podemos melhorar juntos”.
Luís Ricardo, CEO da Tahto, compartilha dessa percepção e salienta que o prêmio se trata também de uma ótima oportunidade de avaliação daquilo que as empresas estão criando para a evolução do setor de atendimento no Brasil. “Todos aqui temos o propósito de melhorar a experiência do cliente no Brasil. Fazer parte dessa construção constante é um grande desafio e um privilégio”.
E se tratando de evolução, o reconhecimento sempre buscou antecipar movimentos e novas tecnologias que impactam o CX no Brasil. Uma qualidade que, segundo Fatima Oliveira, CBDO da Teleperformance, é extremamente valiosa para o mercado. “É um privilégio pode fazer parte desse ecossistema que é o Prêmio Consumidor Moderno, que avalia mercado, parceiros, tecnologias e clientes”.
Evolução essa, que vem sendo ressignificada a cada dia depois da chegada da Inteligência Artificial (IA) para o CX. “Não tem como não falarmos de evolução no atendimento ao cliente sem falarmos de IA”, diz Harold Schultz, Chief AI Officer da MakeOne e sócio do MakeOne Lab. “Acredito que para você obter bons resultados em plataformas de atendimento ao cliente daqui para frente você tem que usar soluções de IA. Seja uma IA generativa ou com IAs que ajudem a gerar insights durante o atendimento em tempo real”.
Para Harold, esse potencial da IA é o grande passo em CX e da melhoria da experiência em canais de atendimento através dessa tecnologia. Tudo isso, certamente, está sendo impactado neste momento com empresas adotando IA para CX dia após dia. Esse importante vetor de melhorias será certamente um diferencial competitivo na futura avaliação do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente. Em 2025, as empresas mais atentas e atuantes nessa jornada do atendimento ao cliente estarão entre as mais prestigiadas na premiação.
Como bem salientou Fabio Magalhães, head de CX do Banco BMG, vencedor da categoria Hall da Fama em 2024, representando a instituição financeira, que também foi vencedora da categoria Empresa do Ano, ambas por voto popular, essa premiação corrobora que o trabalho centrado no cliente traz sim excelentes resultados. “Isso significa que nossos clientes acreditaram na empresa. É um reconhecimento e validação dos nossos esforços em colocar o cliente no centro de nossas decisões”.
Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2025
Em 2025, o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente chega a sua 26ª edição. Sua metodologia é reavaliada e atualizada anualmente para acompanhar a evolução do cenário de consumo no Brasil. Para saber mais sobre o prêmio e inscrever sua empresa, clique aqui.