Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como destravar o potencial de inovação de uma empresa?

Como destravar o potencial de inovação de uma empresa?

Pesquisa da McKinsey mostra elementos decisivos que podem ajudar empresas a inovar com lucratividade

 Mesmo com todos os desafios que líderes e organizações enfrentam diariamente, a inovação continua inexoravelmente um elemento essencial para os negócios. Nesse sentido, a McKinsey buscou elencar em um estudo recente alguns critérios que fizeram empresas ao redor do mundo seguirem inovando e crescendo mesmo em tempos difíceis.

Algumas dessas empresas superaram os seus pares, outras foram mais inovadoras que seus concorrentes, mas, apenas 53 empresas conseguiram fazer as duas coisas. Considerados “produtores inovadores”, como classifica a McKinsey, essas empresas constituem um grupo diversificado, que incluem marcas de renome, com capital de mercado de biliões de dólares, bem como empresas menores em processo de crescimento.

Apesar de toda diversidade, as empresas que se destacaram tanto em crescimento como em inovação, apresentam uma série de melhores práticas com as quais outras empresas podem aprender.

“Produtores inovadores” têm melhor desempenho

Sim, os chamados “produtores inovadores”, têm melhor desempenho que a maioria das empresas. Primeiro, porque como sugere o estudo, “não fazer qualquer movimento é uma estratégia perigosa, que traz estagnação e mau desempenho”. A maioria desses “produtores inovadores” alcançou retornos totais aos acionistas entre 2012 e 2022. Nesse sentido, a investigação da McKinsey aponta para a importância de realizar “grandes movimentos” para vencer o mercado, como fusões e aquisições programáticas, digitalização inteligente, realocação dinâmica de recursos e melhorias diferenciadas de produtos e processos.

O que diferencia os “produtores inovadores”?

De acordo com o estudo, os “produtores inovadores” demonstraram um domínio de alguns elementos essenciais em inovação correlacionados com um forte desempenho financeiro. São eles:

Vincule a inovação às aspirações de crescimento:

“produtores inovadores” colocam a inovação no centro das discussões estratégicas e financeiras, sinalizando assim a sua importância para o crescimento e a saúde da organização. Por exemplo, essas empresas falam sobre inovação duas vezes mais do que os seus pares e, nessas conversas, enfatizam a inovação como meio de criar um crescimento rentável e sustentável. Compartilham atualizações frequentes de progresso e histórias de sucesso para inspirar e motivar equipes e investidores. Além disso, manifestam frequentemente o seu compromisso em investir em talentos e capacidades digitais, e encaram tais seus esforços como uma “transformação”.

Aspirações digitais:

A transformação digital é vista como impulso necessário para a inovação e crescimento financeiro. O estudo aponta que CEOs e executivos C-Levels devem reforçar a importância dessa transformação para a organização e seu público. Por exemplo, um dos varejistas pesquisados destacou que, conforme novas funcionalidades digitais foram lançadas em suas ofertas, suas vendas online cresceram 80% – sendo responsáveis ​​por 60% da receita global da empresa.

Buscar vários caminhos para o crescimento:

Os “produtores inovadores” proporcionam crescimento de receita líder de mercado tanto em seus negócios principais quanto ao entrar em segmentos de clientes, indústrias ou regiões geográficas adjacentes. Ao diversificarem seus negócios, alcançam pelo menos o dobro do crescimento de receita em comparação com outras empresas. Por exemplo, novos players com carteiras de produtos de baixo carbono, ou que apoiam a sustentabilidade, dobraram seus retornos para acionistas em comparação aos seus pares que não olharam para o tema sustentabilidade entre 2016 e 2021.

Habilidades certas, pessoa certa, função certa:

Os dados também indicam que os “produtores inovadores” combinam análises avançadas e outras ferramentas digitais para identificar oportunidades de crescimento “ocultas” em sua organização. Em seguida, passam por um processo rigoroso de seleção do modelo operacional e de estrutura de governança adequados e de nomeação de líderes com as competências mais adequadas para as novas funções.

Investir em todas as capacidades de inovação:

O estudo também mostra que os “produtores inovadores” investem numa série de capacidades críticas de inovação (como P&D), que leva a sólidos resultados. Por exemplo, ao longo das últimas duas décadas, os “produtores inovadores” trias criaram três vezes mais patentes fortes em comparação com os seus pares da indústria. E a presença de patentes fortes indica frequentemente um maior potencial de criação de valor.

Recursos e operações:

Os “produtores inovadores” também são mais propensos do que os seus pares a adotar modelos operacionais ágeis e implementar processos de alocação de recursos rigorosos e dinâmicos. Tendem a investir mais no digital, na análise de dados e em novas tecnologias como IA generativa em comparação a seus pares. Por exemplo, a pesquisa mostra que essas empresas têm 30% mais “pessoal digital” e “analítico” em sua equipe em comparação a seus pares do setor. O estudo aponta que a combinação de fortes capacidades de inovação com níveis adequados de recursos pode resultar em oportunidades significativas de criação de valor.

Cultivar uma forte capacidade de fusões e aquisições:

A pesquisa ainda mostra que “produtores inovadores” concluem três vezes mais negócios de fusões e aquisições digitais em comparação a seus pares, demonstrando um desejo de adquirir capacidades técnicas e propriedade intelectual promissoras e uma vontade de abraçar novas tecnologias e métodos para se manterem à frente da concorrência. Eles têm 50% mais probabilidades do que seus pares de seguir uma abordagem programática às fusões e aquisições.

Por fim, o caminho para ser uma organização inovadora e ao mesmo tempo produtora de bons resultados não é tão linear. Toda transformação exige escolhas, tempo e atenção dedicada da alta gestão e de seus líderes internos. Entretanto, as empresas que se inspirarem nesses “produtores inovadores”, avaliando cuidadosamente seu setor e seus potenciais e, claro, suas deficiências, poderão eventualmente alcançar um equilíbrio maior entre lucro e inovação como forma de crescimento.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]