Mesmo com todos os desafios que líderes e organizações enfrentam diariamente, a inovação continua inexoravelmente um elemento essencial para os negócios. Nesse sentido, a McKinsey buscou elencar em um estudo recente alguns critérios que fizeram empresas ao redor do mundo seguirem inovando e crescendo mesmo em tempos difíceis.
A consultoria identificou e analisou cerca de 650 das maiores empresas que alcançaram um crescimento relativamente rentável em seu setor. Esse longo estudo, consolidado agora em 2023, destacou algumas capacidades essenciais associadas à inovação.
Algumas dessas empresas superaram os seus pares, outras foram mais inovadoras que seus concorrentes, mas, apenas 53 empresas conseguiram fazer as duas coisas. Considerados “produtores inovadores”, como classifica a McKinsey, essas empresas constituem um grupo diversificado, que incluem marcas de renome, com capital de mercado de biliões de dólares, bem como empresas menores em processo de crescimento.
Apesar de toda diversidade, as empresas que se destacaram tanto em crescimento como em inovação, apresentam uma série de melhores práticas com as quais outras empresas podem aprender.
“Produtores inovadores” têm melhor desempenho
Sim, os chamados “produtores inovadores”, têm melhor desempenho que a maioria das empresas. Primeiro, porque como sugere o estudo, “não fazer qualquer movimento é uma estratégia perigosa, que traz estagnação e mau desempenho”. A maioria desses “produtores inovadores” alcançou retornos totais aos acionistas entre 2012 e 2022. Nesse sentido, a investigação da McKinsey aponta para a importância de realizar “grandes movimentos” para vencer o mercado, como fusões e aquisições programáticas, digitalização inteligente, realocação dinâmica de recursos e melhorias diferenciadas de produtos e processos.
O que diferencia os “produtores inovadores”?
De acordo com o estudo, os “produtores inovadores” demonstraram um domínio de alguns elementos essenciais em inovação correlacionados com um forte desempenho financeiro. São eles:
Vincule a inovação às aspirações de crescimento:
“produtores inovadores” colocam a inovação no centro das discussões estratégicas e financeiras, sinalizando assim a sua importância para o crescimento e a saúde da organização. Por exemplo, essas empresas falam sobre inovação duas vezes mais do que os seus pares e, nessas conversas, enfatizam a inovação como meio de criar um crescimento rentável e sustentável. Compartilham atualizações frequentes de progresso e histórias de sucesso para inspirar e motivar equipes e investidores. Além disso, manifestam frequentemente o seu compromisso em investir em talentos e capacidades digitais, e encaram tais seus esforços como uma “transformação”.
Aspirações digitais:
A transformação digital é vista como impulso necessário para a inovação e crescimento financeiro. O estudo aponta que CEOs e executivos C-Levels devem reforçar a importância dessa transformação para a organização e seu público. Por exemplo, um dos varejistas pesquisados destacou que, conforme novas funcionalidades digitais foram lançadas em suas ofertas, suas vendas online cresceram 80% – sendo responsáveis por 60% da receita global da empresa.
Buscar vários caminhos para o crescimento:
Os “produtores inovadores” proporcionam crescimento de receita líder de mercado tanto em seus negócios principais quanto ao entrar em segmentos de clientes, indústrias ou regiões geográficas adjacentes. Ao diversificarem seus negócios, alcançam pelo menos o dobro do crescimento de receita em comparação com outras empresas. Por exemplo, novos players com carteiras de produtos de baixo carbono, ou que apoiam a sustentabilidade, dobraram seus retornos para acionistas em comparação aos seus pares que não olharam para o tema sustentabilidade entre 2016 e 2021.
Habilidades certas, pessoa certa, função certa:
Os dados também indicam que os “produtores inovadores” combinam análises avançadas e outras ferramentas digitais para identificar oportunidades de crescimento “ocultas” em sua organização. Em seguida, passam por um processo rigoroso de seleção do modelo operacional e de estrutura de governança adequados e de nomeação de líderes com as competências mais adequadas para as novas funções.
Investir em todas as capacidades de inovação:
O estudo também mostra que os “produtores inovadores” investem numa série de capacidades críticas de inovação (como P&D), que leva a sólidos resultados. Por exemplo, ao longo das últimas duas décadas, os “produtores inovadores” trias criaram três vezes mais patentes fortes em comparação com os seus pares da indústria. E a presença de patentes fortes indica frequentemente um maior potencial de criação de valor.
Recursos e operações:
Os “produtores inovadores” também são mais propensos do que os seus pares a adotar modelos operacionais ágeis e implementar processos de alocação de recursos rigorosos e dinâmicos. Tendem a investir mais no digital, na análise de dados e em novas tecnologias como IA generativa em comparação a seus pares. Por exemplo, a pesquisa mostra que essas empresas têm 30% mais “pessoal digital” e “analítico” em sua equipe em comparação a seus pares do setor. O estudo aponta que a combinação de fortes capacidades de inovação com níveis adequados de recursos pode resultar em oportunidades significativas de criação de valor.
Cultivar uma forte capacidade de fusões e aquisições:
A pesquisa ainda mostra que “produtores inovadores” concluem três vezes mais negócios de fusões e aquisições digitais em comparação a seus pares, demonstrando um desejo de adquirir capacidades técnicas e propriedade intelectual promissoras e uma vontade de abraçar novas tecnologias e métodos para se manterem à frente da concorrência. Eles têm 50% mais probabilidades do que seus pares de seguir uma abordagem programática às fusões e aquisições.
Por fim, o caminho para ser uma organização inovadora e ao mesmo tempo produtora de bons resultados não é tão linear. Toda transformação exige escolhas, tempo e atenção dedicada da alta gestão e de seus líderes internos. Entretanto, as empresas que se inspirarem nesses “produtores inovadores”, avaliando cuidadosamente seu setor e seus potenciais e, claro, suas deficiências, poderão eventualmente alcançar um equilíbrio maior entre lucro e inovação como forma de crescimento.