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Confirmação via SMS dá mais segurança para portabilidade numérica

Confirmação via SMS dá mais segurança para portabilidade numérica

Anatel inclui nova etapa de segurança na hora do consumidor migrar de operadora de telefonia na tentativa de evitar golpes de portabilidade

Pensando em cada ver maiz garantir a segurança do usuário e evitar fraudes, a Anatel anunciou que a portabilidade numérica de uma operadora para outra vai ter mais uma etapa de confirmação. O cliente que pedir a portabilidade do número do celular vai receber uma mensagem informativa na tela e um SMS para confirmação do pedido de mudança de operadora.

Esse SMS deverá ser respondido em até 30 minutos para que a operação seja confirmada. Se isso não acontecer, o processo é interrompido e o consumidor precisará entrar em contato com a operadora para qual pediu a portabilidade e solicitar o envio de uma nova mensagem.

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Implantação será gradual

A mudança de protocolo já começou a ser implementada. No dia 24 de abril, pessoas físicas do DDD 64, ou seja, que moram no sul do estado de Goiás, já estão submetidas a nova etapa do procedimento de portabilidade. A ideia é ir expandindo de forma gradual para todo o país. A portabilidade numérica é um direito do consumidor no Brasil desde 2008 e a solicitação deve ser feita pelo usuário para a operadora de destino. A partir daí, a empresa de telecom tem três dias úteis para efetivar a migração. Nesse meio do caminho, o cliente pode optar por desistir da portabilidade, basta ligar para o atendimento da operadora e comunicar  a decisão em dois dias úteis.

Segundo a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações, 85,33 milhões de usuários de telefonia móvel e fixa migraram de operadora fazendo a portabilidade de número de 2008 até março de 2023. De acordo com o relatório trimestral da ABR Telecom, 75% dessas mudanças de operadora foram feitas por titulares de números de celular. Considerando apenas o primeiro trimestre de 2023 (janeiro a março), a ABR Telecom apurou que 2,16 milhões de trocas de operadoras foram concluídas.

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O aprimoramento de medidas de segurança na hora do cliente fazer a portabilidade de operadora é fundamental, porque muitos golpistas usam dados pessoais dos titulares para migrar de operadora e ter acesso às contas da vítima, incluindo de bancos e redes sociais. Como muitas das recuperações de senha estão ligadas ao número de celular, quando o golpista consegue acesso ao telefone, também tem acesso as redes, ao WhatsApp e ao ID do aparelho. Caso você receba uma mensagem de pedido de portabilidade, sem que tenha solicitado, a dica é entrar imediatamente em contato com a operador e, se for constatada a fraude, procurar uma delegacia para fazer o registro de ocorrência.

A Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas de telecomunicações e conectividade, orienta ainda a quem receber falsas mensagens de portabilidade a apagar o SMS e a não clicar em nenhum link. O clique em links indevidos pode provocar o acesso a dados do aparelho por criminosos e a exposição de dados pessoais.

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Quais as etapas para fazer a portabilidade numérica?

Para realizar o processo da portabilidade numérica o usuário deve procurar a operadora para onde ele quer migrar e fazer a solicitação. O regulamento determina que o solicitante deve:

  • Informar à operadora de telefonia que recebe o pedido, o nome completo
  • Comprovar a titularidade da linha telefônica
  • Informar o número do documento de identidade
  • Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica
  • Informar o endereço completo do assinante do serviço
  • Informar o código de acesso
  • Informar o nome da operadora de onde está saindo

A operadora para a qual o usuário deseja migrar fornecerá um número de protocolo da solicitação a fim de que possa acompanhar o processo de transferência. No Brasil, o modelo de portabilidade numérica determina que migrações devem ser solicitadas dentro do mesmo serviço, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e na área de abrangência do mesmo DDD.



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