Edgard Corona é um empresário arrojado e inquieto. Aos 60 anos, procura estar à frente da concorrência criando novos produtos e serviços para sua grande paixão: a atividade física. Fundador da rede de academias Bio Ritmo, engenheiro químico de formação, colhe hoje os frutos de uma empreitada iniciada em 1996.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Mas foi em 2009 que Corona criaria um modelo de negócio que se transformou em seu maior êxito empresarial e serviu de inspiração para diversos concorrentes: a rede de academias Smart Fit. Com a proposta de “democratizar o acesso à atividade física de alto padrão”, o modelo cresceu muito rápido – rápido demais para um segmento que requer altos investimentos. A empresa não comenta sobre a saúde financeira da marca, que já soma hoje 238 unidades no Brasil.
Segundo Corona, o sucesso da Smart Fit está no seu conceito. “Promovemos uma mudança de comportamento nas pessoas para que passassem a ter mais qualidade de vida e saúde, sempre com valores acessíveis”, conta em entrevista à NOVAREJO. O sucesso chamou tanto a atenção do mercado que é possível que ocorra a abertura de capital do grupo.
De 2009 até hoje, o Grupo Bio Ritmo cresce em torno de 56% ao ano. Embora atue com modelo de franquia, apenas 10% das unidades são franqueadas. Para este ano, a companhia pretende aumentar as oportunidades para franqueados. A ideia é abrir 125 novas unidades da Smart Fit em toda América Latina.
Mas há mais novidades por aí. A empresa implantou nas unidades da academia um bar, com bebidas isotônicas, e pretende lançar uma linha própria de suplementação e também moda. A empresa não confirma, mas a expectativa de mercado é que esses novos produtos movimentem mais de R$ 40 milhões este ano.
Mas onde está o segredo de sua gestão? “Errar rápido, corrigir rápido e implementar rápido”, afirma Corona. Ao fim do ano passado, o empresário foi considerado o Empreendedor do Ano 2017, segundo a consultoria Ernst & Young (EY). O reconhecimento não é à toa. São duas novas matrículas por minuto e faturamento que chegou a R$ 1 bilhão em 2016. O grupo é o maior na América Latina em seu segmento e o que mais cresceu no mundo nos últimos dez anos, segundo o relatório global da IHRSA (International Health, Racquet & Sportsclub Association, 2015).
Confira aqui a entrevista completa com o executivo.
Por que a Smart Fit cresce tanto?
Em entrevista, Edgard Corona, fundador do Grupo BioRitmo, conta a fórmula por trás do sucesso da rede de academias mais famosa do País
- Camila Mendonça
- 3 min leitura
Recomendadas
MAIS MATÉRIAS
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
Copyright 2024 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.