Após alguns dias de aflição e incerteza sobre a tão aguardada chegada de Pokémon Go, aconteceu: agora todo brasileiro também pode ser um mestre Pokémon. O jogo mobile inspirado na franquia japonesa espalha os personagens pela cidade usando realidade mediada e está deixando os fãs animadíssimos com as possibilidades. Se para os usuários é uma grande diversão, para as empresas também pode ser uma enorme possibilidade de inovar – basta imaginação.
A geolocalização é um recurso que está constantemente em pauta nas definições de estratégias digitais para o varejo, já que garante personalização e é uma fonte rica de dados para potencializar as campanhas de marketing. Os maiores aficionados por Pokémon fazem parte de um grupo extremamente fiel: os geeks. Portanto, apostar no tema pode trazer muitos frutos.
Uma floricultura curitibana percebeu esse potencial e já está apostando no game. A Esalflores está com uma ação especial para os mestres Pokémon: até o dia 7 de agosto, as primeiras 40 pessoas que forem até a loja e apresentarem um Pokémon do tipo Planta na sua lista de capturados ganharão um brinde exclusivo.
Lá fora, as marcas já aproveitam o sucesso do aplicativo. O pizza bar L’inzio, localizado em Long Island (Nova York), por exemplo, viu suas vendas saltarem 75% em um fim de semana graças a ativação do recurso “módulo de atração”, que atrai os Pokémons para a loja e, consequentemente, os usuários que estão buscando capturá-los. Aguardemos para observar as possibilidades em solo brasileiro.
*Com informações da Reuters