/
/
Era de ouro dos Podcasts: 5 programas imperdíveis para entrar nessa onda

Era de ouro dos Podcasts: 5 programas imperdíveis para entrar nessa onda

Em alta, os programas em formato podcast vem se popularizando no país – apenas em 2018 foram mais de 3 mil publicados nos agregadores. Confira a nossa seleção

Foi o site da norte-americano Vulture, da conceituada New York Magazine, um dos primeiros a usar a expressão “Era de Ouro dos Podcasts”. A razão para isso está no fato de, desde seu surgimento, em 2004, o termo nunca ter sido tão falado e monetizado quanto no presente quando o assunto é produção de conteúdo.
Nos Estados Unidos – uma referência mundial – ouvir um programa de rádio online nem é mais algo cool, “descolado”. Trata-se do básico para se manter informado ou se divertir escutando alguma coisa.
No Brasil, a área avança rápido, mas ainda há bastante espaço para crescer. Atualmente, segundo dados da Associação Brasileira de Podcasters (Abpod), 32% dos 120 milhões de internautas brasileiros ainda não ouviram falar do assunto.
Só em 2018, foram mais de três mil programas do gênero a serem postados nos agregadores de podcast, e a maior audiência por região, até o momento, fica mesmo com o estado de São Paulo, responsável por 37% do play nesse tipo de programa, também de acordo com dados da Abpod.

O sucesso dessa forma de criar conteúdo se explica pelo fato de ser bem mais barata e fácil de produzir, se comparada aos vídeos, por exemplo, que lotam o YouTube.
Além disso, é possível encontrar, via podcast, uma audiência mais nichada, que facilita a fidelidade do ouvinte ao programa produzido.
Podcasts sobre cinema, séries, literatura, LGBTQI+, feminismo, artes, finanças, entre outros, vão muito bem com seu público definido.
A entrada do Spotify no jogo da distribuição dos conteúdos também foi um grande avanço para o mercado. A gigante sueca de streamings quer se tornar a primeira plataforma do mundo na veiculação de podcasts.
Para isso, vem investindo pesado este ano no setor: comprou a Anchor, um aplicativo que facilita a gravação, edição e publicação dos programetes falados, bem como criou, em setembro, uma funcionalidade que permite aos seus internautas fazerem playlists com programas preferidos – e não só mais com músicas.

podcasts
Foto unsplash

Por aqui, tem gente que está produzindo podcasts há mais de 10 anos. É o caso da turma Braincast, do B9. Trata-se de um dos mais conhecidos programas do gênero, que fala do mundo da comunicação e da publicidade, mas também pega assuntos do dia-a-dia e coloca sob análise em uma mesa redonda de convidados comandados pelo publisher e podcasteer Carlos Merigo. Seguindo a linha do Braincast, que é um sucesso de audiência, seguem abaixo outros programas que vale a pena ouvir:
Café da Manhã: o programa de áudio online criado pela Folha de S. Paulo em parceria com o próprio Spotify é muito necessário nesses tempos de fake news, avalanche de notícias e acontecimentos complexos. Os jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores explicam e contextualizam assuntos em diversas áreas, como economia, ciência, cultura, saúde, meio-ambiente ou comportamento. O programa vai ao ar diariamente às 6h da manhã, mas fica disponível para todos e tem duração média de 30 minutos.
Mamilos: comandado por Cris Bartes e Juliana Wallauer, se dedica a “construir pontes”, como ele mesmo se define. Pega um tema e coloca especialistas no assunto para tirar todas as dúvidas e debater à exaustão sobre ele. Polarização política, vacinação, agrotóxicos estão entre os assuntos recentes discutidos. A ideia é entrar em acordo mesmo quando se pensa diferente sobre um mesmo assunto.
Que história é essa?: quem disse que um programa de TV não pode render um bom podcast? A atração comanda por Fabio Porchat no canal GNT também vale muito de ser ouvida. Afinal, o que manda são as histórias engraçadíssimas que seus convidados contam no palco e que não se perdem no áudio. É certeza de boas risadas.
É nóia minha? o programete da escritora e influencer Camila Fremder é um grande encontro pra jogar conversa fora sobre assuntos que – como o próprio nome da atração sugere – estão apenas na cabeça de Camila. O bate-papo é despretensioso e o foco é falar de comportamento de forma engraçada (paquera, burocracia, amizade, estão entre os temas recentes).


+ SOBRE PODCASTS

Como o Spotify dominou o mercado brasileiro? Veja entrevista exclusiva
Podcasters: conheça a nova plataforma do Spotify
Michelle e Barack Obama anunciam podcast exclusivo
Solta o som: caixas portáteis e fones para todos os estilos

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]