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Plataforma facilita contato entre prefeituras e cidadãos

Plataforma facilita contato entre prefeituras e cidadãos

Na era do consumidor-cidadão, falta de água, alagamentos, lixo e entulho jogados na rua são mais que problemas públicos, são questões pessoais e intransferíveis de cada um

Preocupados com as reclamações postadas pelos cidadãos na internet, um grupo criou uma plataforma gratuita para que as prefeituras possam responder a mais de 80 tipos de reclamações de moradores de várias cidades. Um aluno do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e ex-alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) são os responsáveis pela iniciativa.

?O que buscamos com isso é facilitar o trabalho das prefeituras e entregar aos gestores uma visão estratégica para a tomada de decisões. Os gestores têm acesso aos detalhes da demanda incluindo relatos, fotos e a localização no mapa da cidade, adquirida pelo GPS do celular do reclamante?, explica o aluno do ICMC, José Victor Bueno, 28 anos, engenheiro de software responsável pela implementação da ferramenta.

A ideia surgiu em decorrência de outro projeto lançado pelo grupo em 2013, o Cidadera, que é composto por um site e um aplicativo para o mapeamento colaborativo de problemas urbanos. Atualmente, o Cidadera é uma startup e em sua base de dados há cerca de dez mil reclamações em aberto.

?Inicialmente, criamos um serviço na internet para os cidadãos exporem suas reclamações publicamente, principalmente aquelas que não foram atendidas pelos canais oficiais?, conta Victor Morandini Stabile, idealizador do Cidadera e diretor de tecnologia. ?À medida que os meses passaram e o número de reclamações publicadas aumentou, prefeituras começaram a entrar em contato. Percebemos que muitas delas gostariam de atender melhor seus cidadãos na internet, mas não sabiam como?, acrescenta.

A demanda levou a equipe a construir uma ferramenta voltada especificamente para os órgãos municipais. ?Agora, atendemos os dois lados: de um deles está o cidadão, que tem suas reclamações ouvidas e, do outro, colaboramos com o gestor municipal, centralizando e organizando as demandas?, comenta Bueno.

Para utilizar o canal e responder às reclamações dos cidadãos, as prefeituras devem acessar o site do serviço e fazer o cadastro, que é gratuito. Já os cidadãos que querem expor suas insatisfações podem usar tanto o site Cidadera quanto no aplicativo, disponível para iOS e Android gratuitamente. ?Costumo dizer que a computação é a pedra lascada moderna porque é uma ferramenta que está presente em tudo no mundo. Por isso, há um campo de trabalho muito amplo para ser explorado?, conclui Bueno.

Fonte: Consumidor Moderno.

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