Especialistas apontam que uma das grandes dificuldades que os empreendedores enfrentam está na questão da capacitação. Afinal, é preciso conhecimento para inovação. Uma nova ferramenta, no entanto, pode ser de grande ajuda. A Acelera Startups acaba de lançar uma plataforma online que agrega cursos, palestras, artigos, documentários e outros serviços relacionados ao empreendedorismo.
A iniciativa é batizada de “Escola de Startups”. Segundo a empresa, ela já tem mais de três mil alunos com acesso ilimitado aos materiais disponibilizados. O projeto foi idealizado a partir de uma lacuna encontrada no mercado: a falta de um programa eficiente e dinâmico de educação para empreendedores, já que os modelos tradicionais não seguem a cultura de uma startup.
“O ensino de empreendedorismo no Brasil ainda é pouco atrativo. Se estamos falando de inovação, é necessário fugir do convencional também na hora de compartilhar conhecimento. A Escola de Startups nasce com essa proposta, oferecendo conteúdos em diferentes formatos, que podem ser consumidos em qualquer dispositivo com acesso à internet”, explica Cláudio Brito, CEO da Acelera Startups.
Para levantar todo o material disponibilizado na escola, a entidade reuniu lições importantes do empreendedorismo brasileiro e americano. Entre os conteúdos, há depoimentos de personalidades reconhecidas mundialmente, como Eric Ries, Guy Kawasaki, Lynda Weinman e nacionalmente como Marcelo Sales, Renato Satos e Patricia Peck.
“Viajamos algumas vezes ao Vale do Silício, onde entrevistamos importantes nomes do empreendedorismo. Grande parte do nosso material é exclusivo e certamente vai agregar muito aos alunos na construção e solidificação de suas startups. Mas não vamos parar por aqui, a ideia é criar mais conteúdos constantemente gerando ainda mais conhecimento”, comenta o executivo.
A Escola de Startups é voltada para empreendedores em todos os estágios, já que oferece desde cursos para modelagem de negócios até palestras com CEOs de grandes empresas. Para ter acesso a todo conteúdo, é necessário adquirir uma assinatura mensal (R$39,90) ou anual (R$279,49).