/
/
Planos de saúde: menos clientes, mais processos

Planos de saúde: menos clientes, mais processos

Um levantamento feito pelo Grupo de Estudos sobre Planos de Saúde, da USP, mostra que o número de beneficiários de planos de saúde vem diminuindo e, ao mesmo tempo, a quantidade de processos não para de crescer

O aumento da criminalidade normalmente vem acompanhado de uma explicação que se tornou uma espécie de clichê do jornalismo policial: o aumento da população naturalmente eleva a criminalidade de uma determinada região. Embora a alegação possa soar esfarrapada em alguns casos, estatisticamente ela é plausível. Mas, e se ocorre o inverso com um desses indicadores? E se o número de pessoas cai e, ao mesmo tempo, a violência aumenta?

Essa curiosa lógica vem ocorrendo com os planos de saúde nos últimos anos, segundo um recente levantamento feito pelo Grupo de Estudos sobre Planos de Saúde (GEPS), da USP. Segundo o estudo, a quantidade de processos na Justiça contra os planos de saúde tem crescido, enquanto o número de clientes das empresas tem diminuído.

De acordo com o levantamento, em 2015, houve o registro de 18,61 milhões de beneficiários, recorde histórico de pessoas com planos de saúde em São Paulo. Desde então, o número não para de cair e, apesar das leves variações positivas nos dois últimos anos, o número de beneficiários chegou a 17,36 milhões este ano. E o que aconteceu com as ações judiciais?

Ações

Em 2020, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) julgou o total de 31.635 ações contra planos de saúde, sendo 17.603 ações em primeira instância e 14.032 em segunda instância. Em 2011, ou seja há 10 anos, foram julgadas 7.004 ações, crescimento de 351% em nove anos.

O número de ações julgadas em 2020 (31.635), ano atípico que impactou no funcionamento interno e na capacidade julgadora do TJSP, foi menor que em 2019 (36.424).

“Em março de 2021 foram registradas 17,3 milhões de pessoas cobertas por planos de saúde no estado, o que significa 1,2 milhão a menos, em relação a março de 2015, ano em que 18,6 milhões tinham convênio médico. O número é inferior ao registrado há 10 anos, quando 17,6 milhões de pessoas tinham planos de saúde em São Paulo”, afirma Rafael Robba, advogado e um dos responsáveis pelo estudo.

experiência-do-cliente

Hoje, ainda segundo o estudo, a cidade de São Paulo concentra mais da metade dos processos envolvendo planos de saúde em todo o estado. A Comarca de São Paulo (capital) foi a que mais proferiu decisões em segunda instância do TJSP. Das 11.741 ações entre janeiro e agosto de 2021, 5.882 decisões (50%) são da capital. Em seguida vêm as comarcas de São Bernardo (467), Campinas (378), Santo André (341), Santos (265) e Ribeirão Preto (208).

Solução extrajudicial

Um dos caminhos para inibir a judicialização na saúde suplementar é a via da  solução extrajudicial, ou seja, um acordo fora dos tribunais. Este ano, o Ministério da Saúde reforçou a necessidade de uso dessa medida.

“Mas não é possível ignorar que a Justiça tem reiterado: a) a necessidade de maior proteção à parte mais vulnerável, que são os usuários; b) a incorporação do direito à saúde e do direto do consumidor na regulamentação da ANS, como parâmetros fiscalizatório e punitivo; c) a oposição às exclusões de cobertura hoje contidas em contratos, cláusulas abusivas, resoluções e rol de procedimentos da Agência”, conclui o estudo.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]