Você já deu boa olhada na sua conta de eletricidade? Já reparou que em um dos campos do boleto há uma cobrança referente a um seguro, normalmente odontológico ou de vida? Saiba que ela é indevida e talvez você nunca tenha percebido.
O alerta foi feito pelo Procon de São Paulo, que recentemente iniciou uma campanha contra esse tipo de cobrança. De acordo com o órgão de defesa do consumidor, os tais serviços securitários ocorrem e não são raros. Normalmente, a AES Eletropaulo inclui na conta um seguro de vida ou odontológico. “O consumidor deve ficar atento a fatura e, caso exista a cobrança indevida de algum seguro deve reclamar imediatamente junto a concessionária de energia, e, também, no Procon pleiteando a suspensão da cobrança indevida e a devolução dos valores”, afirma o chefe de gabinete do Procon-SP Carlos Alberto Estracine.
O Procon-SP orienta aos consumidores a sempre conferirem atentamente o descritivo de todas as cobranças e faturas mensais. Caso exista algum valor ou código não identificado ele deverá procurar pela empresa e esclarecer o motivo desta cobrança e, também, se procedente se o valor é o correto. Havendo erro ele deverá formalizar reclamação junto a empresa e anotar protocolo. Se não for atendido deverá reclamar no Procon.
Cobrança Indevida
Caso o consumidor já tenha pago algum seguro não solicitado, seja de vida, saúde ou odontológico ele tem direito de receber o valor de volta. “Outra orientação importante é que, caso já tenha pago a fatura o consumidor deverá solicitar a devolução em dobro dos valores cobrados indevidamente, isso acrescido de juros e correção monetária. E, ainda, sem prejuízos, ingressar com ação na Justiça pleiteando danos morais e materiais”, esclarece Estracine.
A denúncia contra esse tipo de cobrança pode ser feita no site no Procon. Acesse o link AQUI.