Quem está em busca de um emprego, especialmente os jovens da nova geração, busca certas características nas empresas. Uma delas, muito importante, é um bom plano de carreira. No entanto, a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros – Um Panorama sobre a Contratação, Demissão e Carreira dos Profissionais, divulgada pela Catho, um dos maiores sites de empregos no Brasil, mostra que aproximadamente 70% das companhias não oferecem esse tipo de planejamento aos funcionários.
A pesquisa mostrou que mais de 50% dos entrevistados avaliam a perspectiva de crescimento profissional como ruim ou péssima. Ainda de acordo com o estudo, 9,2% dos profissionais vislumbram um horizonte de crescimento ótimo ou excelente e 39,3% acreditam que as perspectivas são boas. No ano anterior, esses percentuais eram de 8,7% e 42,9%, respectivamente.
O dado leva em consideração a ótica de funcionários questionados sobre a existência de um planejamento de carreira na empresa em que trabalha. ?Ainda percebemos que falta clareza das organizações sobre a importância dessa questão. Por outro lado, o profissional também tem que se apropriar da própria carreira e ser capaz de discuti-la junto com a companhia para determinar quais os próximos passos que fazem sentido?, afirma Murilo Cavellucci, diretor de gente e gestão da Catho.