Case mundial de inovação, o Pix redefiniu a experiência financeira do brasileiro e, com isso, empresas internacionais estão correndo para não ficar para trás. De olho nesse movimento, a fintech brasileira de atuação global EBANX e a norte-americana Spreedly, especializada em orquestração de pagamentos, anunciaram uma parceria para facilitar a entrada de empresas globais no mercado brasileiro.
O objetivo é de permitir que essas companhias ofereçam métodos de pagamento locais, como Pix, boleto, carteiras digitais e cartões com bandeiras nacionais, atendendo às preferências do consumidor brasileiro e ampliando a conversão nas vendas online.
Empresas do setor de turismo, como a canadense Busbud e a Rocket Travel by Agoda, ambas com atuação no Brasil e em outros países, já utilizam a solução integrada das duas fintechs. “O Brasil e a América Latina como um todo são essenciais para a expansão global, e nossa parceria com o EBANX permite que os merchants ofereçam opções locais como Pix, carteiras digitais e cartões, impulsionando o crescimento dos negócios e melhorando a experiência do cliente”, diz Rose François, VP de Parcerias da Spreedly.
Pix: protagonista do comércio digital
Lançado há pouco mais de quatro anos, o Pix já é uma referência global em pagamentos instantâneos. O sistema brasileiro virou case no palco do Money 20/20, um dos principais eventos do setor financeiro mundial, e chamou atenção de especialistas e executivos de diversos países.
Em artigo publicado na Consumidor Moderno, Jacques Meir, diretor de conhecimento do Grupo Padrão, explica que os aprendizados do Pix têm valor estratégico para outras economias emergentes, especialmente na América Latina, onde cresce o interesse em digitalizar o uso do dinheiro e avançar para uma sociedade “cashless”, sem dinheiro físico. O motivo vai além da conveniência: quanto mais digitalizadas, mais visíveis se tornam as pessoas como cidadãs — o que amplia seu acesso a serviços financeiros e políticas públicas.
Os dados ajudam a explicar a movimentação do mercado. Segundo a EBANX, empresas que passaram a aceitar Pix por meio da fintech viram um aumento de 25% na base de clientes e crescimento de 16% na receita. “Oferecer Pix já não é um diferencial — é uma exigência do consumidor brasileiro”, diz Daniel Kornitzer, VP de Parcerias Globais da EBANX.
Uma análise da fintech baseada em dados da Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI) aponta que o Pix já representa 33% do valor das compras online de turismo no Brasil. Em 2024, as transações via Pix processadas pela EBANX cresceram 139%.
Com o lançamento do Pix Automático previsto para junho deste ano, a expectativa é de expansão para outros setores. Serviços de streaming e empresas de software como serviço (SaaS) já registram 30% e 13% das vendas com pagamentos via Pix.
Parceria mira América Latina e amplia opções para consumidores
O acordo entre EBANX e Spreedly também se estende a outros 16 países da América Latina, incluindo México, Colômbia, Peru e Argentina. Nesses mercados, os consumidores podem utilizar desde carteiras digitais e cartões locais até pagamentos parcelados.
Apesar do avanço do Pix e de soluções similares, os cartões seguem relevantes na região, respondendo por 55% do volume de comércio digital na América Latina e 45% no Brasil. “A América Latina apresenta grandes oportunidades de crescimento, com o e-commerce de México e Peru crescendo 25% e 20% ao ano. O mercado online do Brasil deve atingir US$ 586 bilhões até 2027”, diz Kornitzer, citando dados da PCMI.
Um dos pontos destacados pelas duas empresas é a taxa de sucesso das transações. A combinação entre a tecnologia de roteamento inteligente da Spreedly e a infraestrutura do EBANX — com trilhos de pagamento próprios e adquirência local — garante maior eficiência nas operações. A promessa é de uma integração simples, com acesso a múltiplos mercados e conformidade regulatória.