Mais de um bilhão de pessoas curtem, comentam ou compartilham informações em redes sociais, mas uma coisa é certa: a grande maioria não necessariamente gostam desses espaços digitais. Essa é uma das conclusões de um estudo desenvolvido pela Kaspersky Lab.
Ao que tudo indica, pessoas estão não apenas no Facebook, mas no Instagram, Twitter e outros por outros motivos. Um deles é medo…
De acordo com o estudo, quase 73% dos entrevistados afirmaram que já pensaram na possibilidade de abandonar as redes sociais. Além disso, 37% dos participantes brasileiros disseram acreditar que estão perdendo tempo nas redes sociais.
Mas por que a intenção não e materializa? No Brasil, a grande maioria (68%) acredita que, ao sair das redes sociais, perderia contato com seus amigos. Já 21% dos participantes estão menos preocupados com os amigos, mas têm medo de não conseguir recuperar suas lembranças digitais – como fotos – se precisassem sair de uma rede social.
“As redes sociais podem ser positivas ou negativas. Se forem benéficas, não nos envolvemos. Acreditamos que todos têm o direito de decidir livremente quais plataformas devem usar ou não, sempre. A verdadeira liberdade digital não envolve concessões. Queremos que as pessoas retomem o controle de suas memórias com a possibilidade de ter sempre uma cópia criptografada de todas as suas lembranças digitais”, diz Evgeny Chereshnev, chefe de mídias sociais da Kaspersky Lab.