Pesquisar
Close this search box.
/
/
Pessimismo de CEOs sobre crescimento econômico global atinge recorde

Pessimismo de CEOs sobre crescimento econômico global atinge recorde

Incertezas sobre crescimento econômico, regulamentação governamental excessiva e conflitos comerciais são as principais ameaças, segundo pesquisa

Os CEOs das grandes empresas do mundo nunca estiveram tão pessimistas em relação à taxa de crescimento econômico em 2020, segundo pesquisa da PwC realizada em 83 países com 1.581 líderes executivos, dentre eles 64 brasileiros.

Lançada no Fórum Econômico Mundial, em Davos, no fim de janeiro deste ano, a 23ª Pesquisa Anual Global de CEOs da PwC explora como os CEOs das maiores empresas do mundo veem a expectativa de crescimento econômico de 2020 e quais os principais desafios e ameaças do ano.

De acordo com a pesquisa, em apenas dois anos, a visão dos CEOs sobre as perspectivas da economia global mudou drasticamente.

Fazendo um recorte dos executivos brasileiros, o pessimismo em relação ao crescimento econômico é um pouco menor: apenas 45% acreditam que a taxa de crescimento irá cair em 2020. Os executivos mais pessimistas estão na América do Norte (63%), Europa (59%) e Oriente Médio (57%).

Por outro lado, o número de CEOs que projetam um aumento na taxa de crescimento econômico caiu de 42% em 2019 para apenas 22% em 2020. No Brasil, a expectativa é ainda menor, com apenas 19% prevendo uma retomada da economia.

O maior otimismo em relação à economia é visto na Ásia, com 35% dos entrevistados prevendo crescimento. Dentre os executivos brasileiros pesquisados, 36% acreditam que em 2020 a situação continuará igual à de 2019.

“Dada a persistente incerteza sobre as tensões comerciais, questões geopolíticas e a falta de acordo sobre como lidar com as mudanças climáticas, a queda na confiança no crescimento econômico não é surpreendente – mesmo que a escala da mudança de humor seja”, disse Bob Moritz, presidente global da PwC.

Pessimismo de CEOs

As principais ameaças para o crescimento

Para entender o que motiva a previsão pessimista da maioria dos executivos entrevistados, a pesquisa também apresenta as principais ameaças e desafios para as perspectivas de crescimento das empresas. Globalmente, as ameaças apresentadas foram a regulação excessiva dos governos, guerras comerciais e incerteza sobre crescimento econômico.

Dentre os executivos brasileiros, o cenário é um pouco diferente. As ameaças ao crescimento das empresas mais citadas, para os executivos brasileiros, são: incerteza sobre crescimento econômico, aumento dos impostos e incerteza tributária.

Outros desafios listados nas respostas dos executivos ao redor do mundo foram as ameaças cibernéticas, incerteza política, velocidade de mudanças tecnológicas, populismo e protecionismo.

Embora a mudança climática não apareça entre as dez principais ameaças às perspectivas de crescimento para os CEOs, eles parecem ter entendido as vantagens de tomar medidas para reduzir as emissões de carbono em busca de um desenvolvimento mais sustentável.

Comparado a uma década atrás, os CEOs atualmente têm duas vezes mais chances de “concordar veementemente” que o investimento em iniciativas sustentáveis melhora a reputação da empresa (30% em 2020 em comparação com 16% em 2010).

Apesar de a visão geral dos executivos para a economia em 2020 ser mais pessimista, o presidente global da PwC vê alguns caminhos que as empresas podem tomar para manter o crescimento.

“Mudanças na tecnologia, na política e no comportamento do consumidor criarão novas oportunidades de sucesso para as organizações ágeis, capazes de desenvolver capacidades diferenciadas na área de privacidade de dados, qualificação e sustentabilidade”, afirma Bob Moritz.

Pesquisa global mostra índice de confiança de CEOs
Conheça a história de 5 CEOs de grandes varejistas
CEOs de grandes empresas revelam seus livros favoritos

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]