/
/
Pesquisa revela que brasileiros desejam pagar via WhatsApp

Pesquisa revela que brasileiros desejam pagar via WhatsApp

Levantamento indica que mais da metade dos usuários do aplicativo no Brasil deseja pagar contas na plataforma. Veja os números

A entrada do WhatsApp Business no mercado serviu de alerta para um vácuo no aplicativo: mais do que se comunicar, os usuários desejam resolver pendências comerciais e financeiras pelo aplicativo. Pesquisa divulgada em nova edição do Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel no Brasil revelou que pouco mais da metade dos brasileiros que utilizam o aplicativo (53%) gostariam de utilizar a plataforma para soluções de pagamentos e transações bancárias.

Em números, isso representa cerca de 50 milhões cruzando os dados do IBGE e da pesquisa TIC Domicílios – considerando usuários com 16 anos ou mais. A pesquisa aconteceu no mês de julho e contou com a participação de 1.984 brasileiros que têm acesso à Internet e possuem aparelho celular. O levantamento possui validade estatística, com grau de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais. 

Desejo de mudança

Aplicar essa facilidade ao aplicativo teve algumas variações na preferência de funcionalidade. 44% preferem que o serviços de pagamento sejam feitos via conta bancária criada dentro da própria plataforma. 37% desejariam vincular sua conta bancária virtual ao app, enquanto 19% acreditam que é melhor integrar o canal ao cartão de crédito.

Vale destacar que a integração de plataformas em aplicativos de mensagem já é uma tendência no oriente, de modo que os canais centralizaram funcionalidades como solicitar taxi, refeições e realizar pagamentos. O chinês WeChat utiliza QR Codes para identificação e autorização de pagamentos pelos usuários. O WhatsApp iniciou o teste de uma solução própria para o pagamento de contas na Índia, seu maior mercado no cenário mundial. O Brasil é a segunda maior praça, porém, ainda não há estimativa do serviço ser testado nacionalmente.

O grande potencial 

Aplicativo mais popular nos smartphones brasileiros, o WhatsApp está presente em 97% dos dispositivos de internautas. Dessa porcentagem, 98% deles abrem o app todo dia ou quase todo dia. Com as tendências consolidadas no mercado chinês e os testes na Índia, é possível projetar que, em breve, a solução de pagamentos e transferências bancárias poderá ser feita a poucos cliques, não sendo mais necessário abrir aplicativos paralelos. 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]