/
/
Economia anual em supermercado pode ser de até R$ 5 mil em SP, diz pesquisa

Economia anual em supermercado pode ser de até R$ 5 mil em SP, diz pesquisa

Levantamento da Proteste encontrou variação de até 404% em um mesmo produto. Economia na capital paulista pode ser de até R$ 423 por mês

A Proteste divulgou, pelo 13º ano consecutivo, o Guia de Preços de Supermercados, que busca mapear e indicar os estabelecimentos mais baratos em 22 cidades distribuídas pelos 16 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.

O levantamento foi surpreendente na cidade de São Paulo, onde o consumidor pode economizar até R$ 5.077,92 em um ano, o que representaria o equivalente a R$ 423,16 por mês. A pesquisa se baseou no custo total para a aquisição de suas cestas definidas de produtos diversos, classificada por diferentes perfis de consumo.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Na cesta 1, foram colocados 104 produtos líderes de venda que se distribuem nas seguintes categorias: bazar, Mercearia doce e salgada, higiene e limpeza, carne vermelha, perecíveis e hortifrúti. No segundo pacote, 90 itens “mais baratos” foram elencados com as marcas com preços mais acessíveis nos seguintes segmentos: Bazar, Mercearria doce e salgada, higiene e limpeza e perecíveis.

Metodologia

As marcas participantes foram definidas a partir dos resultados obtidos na pesquisa Líderes de vendas 2017, divulgada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Para levantar as informações, os pesquisadores adotaram o comportamento de consumidores comuns à procura de preços mais em conta. O método adotado serviu para evitar distorções no resultado. O cálculo dos custos de cada cesta não se deu apenas pela soma do valor total, mas sim em ponderações baseadas na Pesquisa de orçamentos Familiares (POF) realizada pelo IBGE.

A capital paulista teve 401 lojas visitadas em todas as regiões, de modo que foi possível mapear a variação de preços entre os tipos de loja, redes, regiões e produtos. As lojas mais baratas entram na categoria hard discount, com preços que podem ser até 35% mais baratos que em hipermercados para a Cesta 1 e 21% menores para a Cesta 2 em pontos como supermercados.

A Cesta 1 apresentou variação de 96%, com um custo mínimo de R$ 440,69 e máximo de R$ 863,85, o que representa uma diferença de R$ 423,16. No caso da Cesta 2, o valor mínimo obtido foi de R$ 337,82 e máximo de R$ 665,25, uma variação de 97%.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]