/
/
Você sabe os perigos dos rótulos dos alimentos?

Você sabe os perigos dos rótulos dos alimentos?

Pesquisa realizada pelo Instituto de Defesa do Direito do Consumidor (Idec) detalha rótulos. Confira dicas dadas pelo órgão para observação de produtos

Uma pesquisa realizada em 2019 apontou problemas dos chamados alimentos “livres de gordura trans”. Para isso, especialistas do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde Pública da Universidade de São Paulo (Nupens/USP) e do Instituto de Defesa do Direito do Consumidor (Idec) analisaram rótulos de mais de 11 mil produtos comercializados no Brasil.
Os estudos compararam os rótulos das embalagens que apontam, em sua maioria, a ausência de gordura trans, com a tabela nutricional e lista de ingredientes na parte de trás.
Dos produtos analisados, 30% identificados como livres de gorduras trans escondiam quantidades do ingrediente em sua composição.

Entenda melhor os rótulos dos alimentos

Desde 2001, o rótulo com informações nutricionais é obrigatório em qualquer produto regulado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) – órgão responsável pelas normas de Rotulagem de Alimentos Industrializados. Mas nem sempre recebe a atenção merecida do consumidor.
No entanto, se o produtor tiver menos de 0,2 grama do ingrediente por porção, a empresa pode declarar que a quantidade é zero.
Em geral, os rótulos trazem dados baseados na quantidade saudável que podemos consumir, quanto a porção daquele alimento contribui para o total de nutrientes diários, calorias, a quantidade de vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras, fibras e sódio.
Segundo o Idec, muitos produtos destacam na parte da frente chamarizes como “fonte de fibras”, “rico em vitaminas” e “0% gordura trans”, mas uma leitura da tabela nutricional pode mostrar que o produto tem níveis de açúcar e sódio acima do recomendado.
A lista de ingredientes é organizada de forma decrescente, com elementos em maior quantidade no topo da tabela. Além disso, se o alimento consta como integral, mas a farinha branca é o primeiro ingrediente, é melhor repensar a compra.

Como ler rótulos?

A partir da pesquisa, o Idec também apresentou formas de como ler os rótulos de produtos, além dos alimentícios, para entender a informação contida neles.

Alimentos

Verifique a lista de ingredientes. Ao conferir a tabela nutricional, fique atento à quantidade de elementos e porções presentes. Além da validade, observe o prazo para consumo após aberto.

Eletrodomésticos e portáteis

Além de informações básicas como voltagem, produtos como pranchas de cabelo, sanduicheiras e fornos são certificados pelo Inmetro, com selo de uso obrigatório. Liquidificadores, secadores de cabelo e aspiradores de pó devem ter o selo para ruído, de 1 a 5, sendo o último o mais barulhento.

Brinquedos

A restrição etária está relacionada a aspectos de segurança para prevenção de riscos, como sufocamento. A idade indicada para o uso, por sua vez, informa a adequação do brinquedo ao interesse e à habilidade da criança. Brinquedos nacionais e importados devem ter o selo do Inmetro.

Remédios

Além de data de fabricação e validade, observe o prazo para uso após aberto. A letra G escrita na embalagem identifica o remédio como genérico.

Roupas

Verifique na etiqueta a composição têxtil e os cuidados para lavagem. Os cuidados para a conservação estão representados por símbolos que indicam como o produto pode ser seco e lavado.

A partir da pesquisa, o Idec também apresentou formas de como ler os rótulos dos produtos para entender a informação contida neles.


JÁ VIU? 

Idec alerta para produtos com falsos rótulos de ecologicamente corretos

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]