/
/
Pequeno e médio empresário está mais confiante

Pequeno e médio empresário está mais confiante

Aumento se verificou nos quesitos faturamento e economia, segundo Insper

O pequeno e médio empresário está mais confiante nos próximos meses, ao menos com relação a economia e faturamento, segundo mostra o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil, realizado pelo Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper, com apoio do Santander.

Para o período entre outubro e dezembro, em comparação ao trimestre anterior, a confiança com relação a economia subiu 3,06%, para 57,4 pontos, enquanto que as expectativas de faturamento avançou 2,28% no período, para 70,9 pontos.

Outros indicadores que fazem parte do índice, no entanto, não tiveram bom desempenho. O índice para investimento apresentou recuo de 1,94%, atingindo 60,4 pontos.

Com as altas e quedas, o índice de maneira geral interrompeu o ciclo de queda e registrou para o quarto trimestre 63,4 pontos, praticamente estável frente aos 63,3 pontos apresentados para o terceiro trimestre deste ano.

Entre os setores, o índice para o setor de comércio ficou praticamente estável, fechando o quarto trimestre em 62,7 pontos ante 62,6 pontos do terceiro trimestre. O setor de serviços apresentou uma alta de 3,3% no período, para 64,5 pontos. E o setor industrial apresentou uma queda de 1,88%, para 63,8 pontos.

Para o professor e pesquisador do Insper Danny Claro ?pode ser que o índice tenha atingido um novo patamar no quarto trimestre deste ano”. “Particularmente, vejo menos chances de queda na próxima pesquisa?, disse em nota.

Na comparação ao quarto trimestre de 2013, os índices de confiança dos pequenos e médios empresários, no entanto, apresentaram retração em todos os quesitos pesquisados: economia (-11,6%), ramo (-11,2%), lucro (-9,9), faturamento (-8,8%), investimento (-7,9%) e empregados (-6,6%).

Os dados foram obtidos por meio de entrevistas telefônicas com 1.375 pequenos e médios empresários de todo o país, dos setores da indústria, comércio e serviços. A margem de erro do índice é de 3,65%, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Imagem: Shutterstock

Leia mais 

Vendas de materiais de construção despencam

Volume de renegociações de dívidas cai 1,66%

Confiança do comércio em SP cai ao pior nível

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]