Para quem busca um programa diferente a fazer com toda a família, o Tietê Plaza Shopping traz uma atração que promete atender a toda a família, trazendo cultura unida a entretenimento.
A exposição internacional ?Tesouros, Mitos e Mistérios das Américas?, a exposição internacional apresentará a história das civilizações que povoaram a América há milhares de anos, a partir do dia 9 de janeiro. O público poderá conhecer réplicas de esculturas e objetos que representam as crenças e culturas desses povos.
Por exemplo, representando a civilização Maia, está a famosa pirâmide de Chichen Itzá, com mais de três metros de altura. Assim como o original, o público poderá conhecer também o Calendário Maia, que retrata os segredos do povo conhecido como senhores do tempo. Uma das maiores atrações é a Estela de Quiriguá, com mais de quatro metros de altura. A réplica idêntica ao monumento original da Guatemala, que foi esculpido por volta do ano 500 d.C, obra também do povo Maia, serviam para registrar datas e eventos importantes a cada cinco, dez ou vinte anos.
O legado do Povo Escultor poderá ser apreciado através de estátuas talhadas em pedras que vão além da arte. Com nove réplicas em tamanho real, as peças transmitem as enigmáticas ideias dessa civilização, que já acreditava na importância de existir o equilíbrio entre a vida cotidiana e o seu entorno.
A Colômbia foi também berço da sofisticada arte em ouro. Na exposição, peças como pulseiras, cocares, colares, brincos, peitorais, figuras humanas e animais, que eram utilizados como bens comerciais, mas também como oferenda para mortos ou deuses.
O Guerreiro Indígena também marcará presença na mostra. Sinônimo de luta contra a ocupação de suas terras e também de manifestação ritual, esse nativo foi um símbolo muito presente no continente Americano; além dos famosos Moais da Iha de Páscoa, que estarão representados por 5 esculturas de aproximadamente 4 metros de altura.
Todas as réplicas da exposição contam com painéis ricos em detalhes de cada elemento, além de curiosidades. A exposição, que já percorreu várias cidades do Brasil e da Colômbia, poderá ser vista até o dia 21 de fevereiro no Piso Térreo do shopping.
A curadoria da exposição é da empresa argentina Euroemeka, responsável pela organização geral da exposição, e da Fundação de Ciências Naturais Felix de Azara, Argentina.
Serviço
Exposição: ?Tesouros, Mitos e Mistérios das Américas?
Local: Tietê Plaza Shopping, Piso térreo (Atrium e Praça de Eventos)
Período: 9 de janeiro a 21 de fevereiro
Horário de visitação: Segunda a Sábado, das 10h às 22h / Domingos e Feriados, das 11h às 22h