No exterior, as marcas de varejo fast fashion não perdem o apelo popular, mas contam com pontos de venda nos endereços mais sofisticados da moda. A espanhola Zara, por exemplo, se notabilizou por abrir lojas com amplas fachadas em endereços marcantes, como a Quinta Avenida e a Champs Elysèes, e faz desses locais verdadeiros ícones da marca. No Brasil, esse movimento ainda é bem menos pronunciado.
Uma das pioneiras em aliar fast fashion e sofisticação é a Riachuelo, uma das três maiores redes de moda do País. Com 216 lojas no mercado brasileiro, a empresa abriu no final do ano passado um ponto de venda na esquina das ruas Oscar Freire e Haddock Lobo, no bairro paulistano dos Jardins, focado exclusivamente em peças premium, em uma seleção do departamento infantil e em linhas criadas em parceria com designers.
O ponto de venda apresenta os produtos de forma coordenada, utilizando manequins para transmitir atitude e investindo em peças com mais estilo e menos apelo popular. O posicionamento de preço não é tão claro quanto em outras lojas da rede, justamente porque o objetivo não é promover a venda de itens baratos em parcelamentos generosos, e sim comunicar liderança em moda para um público de maior poder aquisitivo. Um desafio interessante que vale a pena observar!
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