/
/
PANC: conheça as plantas não convencionais próprias para o consumo

PANC: conheça as plantas não convencionais próprias para o consumo

As plantas alimentícias não convencionais são como verduras, hortaliças e frutas que não temos costume de consumir e que surgem de forma espontânea

Você já pensou em comer aquelas plantas que nascem e crescem sozinhas nas calçadas ou nos quintais de casa? O matinho, desconhecido, pode ser uma PANC: Plantas Alimentícias Não Convencionais. As plantas são como verduras, hortaliças e frutas que não temos costume de consumir e que surgem de forma espontânea.

As plantas ou partes alimentícias não convencionais levam esse nome pois são, acima de tudo, pouco conhecidas e difundidas. Desde 2017, pesquisas na área e cozinheiros famosos, como a chefe argentina Paola Carosella, começaram a espalhar a ideia nada convencional. Muitas das PANC’s já foram muito consumidas pelos nossos avós, mas acabaram se perdendo.

Elis Cristina, arquiteta de paisagem e fundadora da Soul Verde, empresa de paisagismo sustentável e educação ambiental, afirma que as plantas variam de acordo com a região.”É importante lembrar que as listas de PANC podem mudar de região para região, pois alguns alimentos que aqui no Sudeste não são usualmente consumidos, como por exemplo Ora-pro-nobis, no Nordeste não se considera uma PANC”, comenta.

Flor de Ora-pro-Nobis
As PANC’s mais comuns para o consumo seguro
  • Azedinha
  • Capuchina
  • Ora-pro-nóbis
  • Peixinho
  • Taioba
Como consumir?

O consumo de qualquer PANC deve ser feito com atenção, segundo Elis, pois existem algumas espécies que podem ser consumidas in natura, enquanto algumas apenas processadas. A taioba, por exemplo, é uma opção que substitui a couve, mas precisa passar por um processo de branqueamento (colocar em água fervente e passar pela água fria). Depois desses processos, ela pode ser usada para recheios, como de tortas, ou até para acompanhar a feijoada.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

A Azedinha é uma ótima opção para substituir as folhas de salada, como rúcula. Depois de bem lavada, como qualquer outra hortaliça, pode ser usada em saladas com um sabor levemente azedo.

Capuchina é uma espécie ornamental. Suas folhas e flores podem ser utilizadas em sua completude para saladas, molhos e até como decoração.

Ora-pro-Nóbis possui uma quantidade grande de proteína vegetal em suas folhas, sendo muito importante para dietas vegetarianas e/ou veganas, por exemplo.

Suas flores também são ótimas opções para enfeitar pratos e seus frutos podem ser consumidos como qualquer outro. Peixinho leva esse nome pois é muito utilizado suas folhas empanadas e fritas. Também podem usar suas folhas, sempre processadas (cozida ou frita) para rechear lasanhas.

Apesar do consumo crescente e as propriedades nutritivas desse tipo de planta, Elis orienta que seu uso seja cuidadoso. “É sempre muito importante ficar atento aos nomes, se possível usar os nomes científicos, pois os populares podem variar de região para região, correndo o risco de consumir plantas erradas, a exemplo da mandioca, macaxeira e aipim”, afirma.

Folhas de Taioba

JÁ VIU? Empresas sustentáveis: o que podemos aprender com elas?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]