Há anos acompanhamos debates e análises sobre a construção de um capitalismo consciente, que propõe uma reavaliação do papel das empresas na sociedade. Muitos estudiosos e alguns empreendedores defendem que é possível conciliar lucro e responsabilidade social. Essa abordagem ganhou espaço globalmente e a sociedade passou a reconhecer e a cobrar das empresas formas éticas e sustentáveis de conduzirem seus negócios.
Há tempo também temos alguns exemplos de marcas como Whole Foods Market e Harley-Davidson, que incorporam esses princípios em suas operações diárias. O tema também já rendeu inúmeros livros onde autores relatam desafios e compartilham análises perspicazes sobre essa jornada em busca de um “novo capitalismo”. Um deles é “Capitalismo Consciente: Como Libertar o Espírito Heroico dos Negócios” (Alta Books), de John Mackey, cofundador e ex-CEO do Whole Foods Market, e Raj Sisodia, professor e cofundador do movimento Capitalismo Consciente.
“Um livro inspirador”
A obra chamou a atenção de Emily Ewell, CEO da Pantys, que utiliza uma tecnologia avançada na produção de roupa íntima feminina, que ganhou notoriedade no mercado criando uma conexão com seu público e inspirou uma nova geração de consumidoras conscientes. Trata-se da primeira marca de calcinhas absorventes do Brasil, categoria que tem como objetivo melhorar a saúde feminina e reduzir o descarte de resíduos. Uma marca preocupada não apenas com a saúde da mulher, mas com o verdadeiro impacto de seus produtos na sociedade.
“É um livro inspirador no sentido de como as empresas podem ser lucrativas e cuidar das pessoas”, conta a executiva. “É sobre como a visão de negócios e o olhar atento para a sociedade podem caminhar juntos, criando um modelo de capitalismo lucrativo, mais humano e sustentável”, completa Emily, que foi a convidada do segundo episódio do podcast Boteco da CM, onde fala da história inovadora da Pantys.
Capitalismo consciente
“Capitalismo Consciente: Como Libertar o Espírito Heroico dos Negócios”, de John Mackey e Raj Sisodia
John Mackey é cofundador da Whole Foods Market, rede de supermercados norte-americana que oferece produtos naturais e orgânicos, e Raj Sisodia, é um renomado autor, professor e pensador no campo da gestão empresarial. Ambos são conhecidos principalmente pela fundação do movimento “capitalismo consciente”, que já conta com milhares de empresas signatárias globalmente.
No livro, os autores defendem como as empresas têm a responsabilidade de melhorar a sociedade e que essa mudança é essencial para um futuro sustentável. Uma visão transformadora do capitalismo, propondo que as empresas podem e devem operar de maneira a beneficiar não apenas acionistas, mas todos os stakeholders envolvidos: clientes, funcionários, fornecedores e a comunidade.
“Os negócios precisam de um propósito maior que o simples lucro”, afirmam os autores na obra. “O lucro é essencial para a sobrevivência, mas não deve ser o único objetivo de uma empresa. Para inspirar as pessoas e engajá-las profundamente, é necessário um propósito maior.”