/
/
Empresas sustentáveis: o que podemos aprender com elas?

Empresas sustentáveis: o que podemos aprender com elas?

No Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente, confira iniciativas e pesquisa que aponta as companhias mais sustentáveis do mundo e projetos humanizados

Sustentabilidade é um assunto em pauta nas conversas do dia a dia das pessoas, inclusive dentro das empresas. Promover uma ação sustentável ou desenvolver um projeto em prol do meio ambiente têm se tornado uma iniciativa recorrente em companhias no mundo e no Brasil.

O aumento do número de empresas sustentáveis também tem sido significativo. No Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, o que podemos aprender com iniciativas sustentáveis de grandes empresas?

Google

Acreditando no potencial das tecnologias verdes, o Google já investiu mais de 780 milhões de dólares no setor de energia limpa em projetos inovadores. Em setembro do ano passado, a empresa sustentável anunciou um financiamento de 75 milhões de dólares para a instalação de painéis fotovoltaicos em centenas de residências americanas.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

Natura&Co

Um dos grandes cases nacionais de empresas sustentáveis é a Natura. Reconhecida como uma das mais humanizadas do país, a companhia também é tida como uma fabricante de produtos de beleza com grande preocupação socioambiental.

A Natura conseguiu, ao longo dos anos, repassar sua percepção de valor aos clientes de como a proteção à natureza e às riquezas naturais das florestas. Para isso, a marca utiliza estratégias de marketing e projetos colaborativos com comunidades tradicionais. A Natura desenvolve parcerias com produtores rurais para a exploração consciente e o manejo controlado de algumas das riquezas naturais do país, como a castanha do pará, a erva doce, entre outros.

Com essas estratégias, a empresa consegue gerar uma boa renda para os agricultores e preserva a natureza com a adoção de práticas conservacionistas.

LEIA TAMBÉM: Adidas, Reebok e Patagonia estão entre as marcas mais transparentes

empresas sustentáveis

Unilever

A Unilever é uma das maiores empresas sustentáveis de embalagens do mundo e está presente no mercado há mais de 30 anos.  Por conta do ramo de atividade, com a produção de mercadorias feitas a partir de plástico, borracha e papel, a empresa já foi uma das que mais causava impactos na natureza.

A Unilever tomou consciência da sua atividade e do que ela poderia causar ao meio ambiente e reformulou o design de todos os seus produtos, visando diminuir o consumo de plástico, papel e borracha. Essa proposta deu tão certo, que a empresa alcançou um índice de redução de 305%.

Kering SA

A empresa francesa mais conhecida pelas marcas de consumo que possui – as grifes Gucci, Yves Saint Laurent e Alexander McQueen, está entre uma das mais sustentáveis do mundo. A companhia mostrou que leva a sustentabilidade a sério, utilizando mais de 40% de produtos vindos de fontes sustentáveis certificadas. Outro fator notável é que mais de 60% do conselho de diretores da Kering é formado por mulheres – a média de grandes corporações é menor do que 20%.

empresas sustentáveis
Foto Pexels
Reserva

Reserva reúne um case de atividades humanizadas e propostas sustentáveis. Um dos projetos são as roupas sustentáveis e com tecnologia aplicada, que utilizam fibras como cânhamo, algodão orgânico e algodão colorido na linha das camisetas, polos e básicos.

O jeans, feito com sobras da produção, reduz o processo de lavagem – o material é um dos maiores poluentes da indústria têxtil. Mas a iniciativa mais conhecida da Reserva é o 1P5P, 1 peça, 5 pratos. A ação da marca converte peças de roupa em pratos de comida para pessoas em situação de insegurança alimentar, que sofrem com falta de acesso físico, social e econômico a alimentos. Segundo o IBGE, um em cada quatro brasileiros – cerca de 25% da população – encontra-se nesta situação.

Até o final de 2018, já foram levantados mais de 8,5 milhões de pratos de comida para quem passa fome no país.

empresas sustentáveis

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]