Sustentabilidade é um assunto em pauta nas conversas do dia a dia das pessoas, inclusive dentro das empresas. Promover uma ação sustentável ou desenvolver um projeto em prol do meio ambiente têm se tornado uma iniciativa recorrente em companhias no mundo e no Brasil.
O aumento do número de empresas sustentáveis também tem sido significativo. No Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, o que podemos aprender com iniciativas sustentáveis de grandes empresas?
Acreditando no potencial das tecnologias verdes, o Google já investiu mais de 780 milhões de dólares no setor de energia limpa em projetos inovadores. Em setembro do ano passado, a empresa sustentável anunciou um financiamento de 75 milhões de dólares para a instalação de painéis fotovoltaicos em centenas de residências americanas.
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Natura&Co
Um dos grandes cases nacionais de empresas sustentáveis é a Natura. Reconhecida como uma das mais humanizadas do país, a companhia também é tida como uma fabricante de produtos de beleza com grande preocupação socioambiental.
A Natura conseguiu, ao longo dos anos, repassar sua percepção de valor aos clientes de como a proteção à natureza e às riquezas naturais das florestas. Para isso, a marca utiliza estratégias de marketing e projetos colaborativos com comunidades tradicionais. A Natura desenvolve parcerias com produtores rurais para a exploração consciente e o manejo controlado de algumas das riquezas naturais do país, como a castanha do pará, a erva doce, entre outros.
Com essas estratégias, a empresa consegue gerar uma boa renda para os agricultores e preserva a natureza com a adoção de práticas conservacionistas.
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Unilever
A Unilever é uma das maiores empresas sustentáveis de embalagens do mundo e está presente no mercado há mais de 30 anos. Por conta do ramo de atividade, com a produção de mercadorias feitas a partir de plástico, borracha e papel, a empresa já foi uma das que mais causava impactos na natureza.
A Unilever tomou consciência da sua atividade e do que ela poderia causar ao meio ambiente e reformulou o design de todos os seus produtos, visando diminuir o consumo de plástico, papel e borracha. Essa proposta deu tão certo, que a empresa alcançou um índice de redução de 305%.
Kering SA
A empresa francesa mais conhecida pelas marcas de consumo que possui – as grifes Gucci, Yves Saint Laurent e Alexander McQueen, está entre uma das mais sustentáveis do mundo. A companhia mostrou que leva a sustentabilidade a sério, utilizando mais de 40% de produtos vindos de fontes sustentáveis certificadas. Outro fator notável é que mais de 60% do conselho de diretores da Kering é formado por mulheres – a média de grandes corporações é menor do que 20%.
Reserva
A Reserva reúne um case de atividades humanizadas e propostas sustentáveis. Um dos projetos são as roupas sustentáveis e com tecnologia aplicada, que utilizam fibras como cânhamo, algodão orgânico e algodão colorido na linha das camisetas, polos e básicos.
O jeans, feito com sobras da produção, reduz o processo de lavagem – o material é um dos maiores poluentes da indústria têxtil. Mas a iniciativa mais conhecida da Reserva é o 1P5P, 1 peça, 5 pratos. A ação da marca converte peças de roupa em pratos de comida para pessoas em situação de insegurança alimentar, que sofrem com falta de acesso físico, social e econômico a alimentos. Segundo o IBGE, um em cada quatro brasileiros – cerca de 25% da população – encontra-se nesta situação.
Até o final de 2018, já foram levantados mais de 8,5 milhões de pratos de comida para quem passa fome no país.