O calor, a concorrência, os custos, os impostos e uma série de outros fatores podem dificultar a vida de qualquer empreendedor. Diante desses obstáculos, o nosso papel é nos comportarmos não como vítimas, mas como verdadeiros protagonistas.O Brasil tem os seus problemas, é verdade, mas evoluímos muito nos últimos anos.
Estive na Europa com um amigo, recentemente, e uma conversa curiosa aconteceu. Enquanto voltávamos a pé de um jantar, por volta de meia-noite, com as ruas já escuras e ainda assim em plena segurança, falávamos sobre a Alemanha já ter conseguido resolver seus problemas internos e que seria ótimo se o Brasil já estivesse nesse ponto. Ele me disse que era verdade, mas, apesar disso, eu jamais conseguiria construir a história da Cacau Show por lá, pois a Alemanha é um lugar pronto. Ou seja, estamos em um país com muitos desafios e oportunidades: o Brasil é um paraíso para quem quer empreender!
Há 25 anos, encontramos um nicho inexplorado e o desenvolvemos muito no decorrer destes anos. Introduzimos chocolates de qualidade e com embalagens lindas para o alcance do consumidor, com preços acessíveis. Há 20 anos, por exemplo, o consumo per capita de chocolate era de 400 gramas ao ano e atualmente é de 2,5 quiilos. Somos o quarto maior país do mundo nesse ranking, do qual a Alemanha é líder, com quase 12 quilos por habitante.
E o nosso mercado ainda tem muito espaço para crescer. Fechamos 2013 com 1.570 lojas e, para 2014, nossa meta é abrir duas novas lojas a cada três dias, totalizando 240 novas aberturas até 31 de dezembro. Temos todos os dias na mente a ideia de que sempre podemos ser melhores e, por isso, não caímos na armadilha de uma zona de conforto. É uma incansável busca por mais conhecimento, fundamental para o crescimento da empresa e das mais de sete mil pessoas que dependem do nosso negócio em todo o Brasil.
Colaboradores, franqueados e vendedores são os ingredientes de sucesso da Cacau Show. Como costumamos dizer, cacau, açúcar e leite, não são as únicas matérias-primas que fazem a diferença. Ainda acrescentamos muita paixão pelo que fazemos e carinho, não só nas receitas, mas em todas as partes do negócio, desde o desenvolvimento dos produtos até o atendimento nas lojas.
E aonde vamos chegar? Costumo dizer em minhas palestras e para os colegas no dia a dia que o lá é um objetivo móvel: uma vez que chegamos lá, esse lá se torna um aqui, então devemos procurar um novo lá, que logo será outro aqui, e por aí vai. Tudo se torna mais fácil quando você faz o que gosta. É muito divertido e é um grande prazer levar carinho em forma de chocolate para as pessoas.