Pesquisar
Close this search box.
/
/
Palavra do Presidente – Qualidade de vida

Palavra do Presidente – Qualidade de vida

Acompetitividade no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada para quem procura emprego e para quem precisa de novos colaboradores. A falta de mão de obra especializada é um problema latente hoje em diversos segmentos. Isso fez com que a valorização de funcionários se tornasse uma das ferramentas mais poderosas de retenção de talentos e a riqueza humana passasse a ser vista como o maior patrimônio de empresas bem-sucedidas. Para se manter essa premissa de qualidade de vida do colaborador no ambiente de trabalho, porém, é preciso que a direção da empresa transmita confiança, seja transparente, incentive, reconheça e motive. E, talvez, esses sejam, atualmente, os grandes desafios dos gestores. Contratar um funcionário e treiná-lo exige investimento de tempo e de dinheiro. Perder esse colaborador para quem dê a ele melhores condições de atuação e um retorno financeiro mais atrativo faz com que a empresa não tenha um desenvolvimento qualitativo de suas áreas. É como nadar sem nunca chegar ao seu destino.

O bem-estar é importante para a Mundo Verde e, por isso, está também no dia a dia do nosso trabalho. Acreditamos que uma marca é gerenciada por pessoas, que são o grande ativo de qualquer empresa, e nossa maior alegria é saber que criamos a base para um crescimento sustentável e melhor estruturado. Com a abertura da primeira loja da rede há 27 anos em Petrópolis, município serrano do Estado do Rio de Janeiro, a família Antunes, fundadora da empresa, tinha como único objetivo a busca pelo desenvolvimento da cadeia de suprimentos para o autoconsumo. Entretanto, o conceito inovador do projeto, espelhado pela sua diferenciada missão de qualidade de vida, de consumo responsável e de sustentabilidade, além da regulamentação do mercado de franquias em 1994, propiciaram as condições necessárias para a propagação da marca por meio do franchising. Em agosto de 2009, quando a Mundo Verde contava com 126 unidades em operação, o fundo de private equity Axxon Group ? e um grupo de sócios executivos ? adquiriram 100% da companhia e iniciaram a implantação da governança corporativa, buscando valorizar os colaboradores e aprimorar o atendimento, correspondendo às expectativas da rede de franqueados.

Há quatro anos buscamos fortalecer a nossa equipe interna por meio da criação de um Plano Hay, com implantação de remuneração variável para todos os níveis da empresa. Além disso, iniciamos a distribuição de stock-options para os colaboradores-chave da operação. Criamos também uma universidade corporativa que dissemina o conhecimento para os mais de 2.200 funcionários das lojas. Há concursos anuais de premiação aos destaques de cada nível hierárquico. Todo esse investimento nos proporcionou ter hoje, após quatro anos, 304 lojas, sendo 285 em operação e o restante com contratos já assinados. Além disso, crescemos nesse período 154% no faturamento, equivalente a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 20%. No primeiro trimestre de 2014, crescemos 44%, com 32% de Same Store Sales (SSS), ou seja, sobre a mesma base de lojas de 2013. Esse incremento é bastante superior ao do restante do varejo nacional ou de empresas do setor alimentício e farmacêutico de capital aberto. Pretendemos fechar este ano faturando R$ 437 milhões.

Neste momento, 100% do nosso foco está na revisão do nosso mix de produtos para aperfeiçoarmos o modelo de abastecimento e gerarmos melhores condições comerciais e operacionais necessárias para evolução do número de unidades por meio dos franqueados existentes. Em 2012, lançamos a nossa marca própria Mundo Verde Seleção, que hoje representa a oitava marca mais comercializada na rede, representando 1,8% do faturamento versus a participação de 3% da marca líder. Em cinco anos, queremos que a marca própria represente 30% da nossa receita. A expectativa é que, até 2019, a Mundo Verde esteja operando com 700 unidades, com um retorno superior ao de R$ 1 bilhão.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]