Inovar não é uma tarefa simples, mas as inovações geralmente surgem de ideias muito simples. É preciso não só entender, mas incorporar a missão, os valores e o papel que a empresa desempenha na sociedade para que tudo isso fique claro ao público final. No caso do CNA, que trabalha com educação, o compromisso é transformar vidas. O desafio não é apenas vender, e sim, fazer a diferença para os clientes. Foi aí que nasceu uma ideia de repercussão global: Speaking Exchange.
Nesse projeto, os alunos do CNA de nível avançado têm a chance de conversar e praticar seu inglês com idosos, moradores de casas de repouso nos Estados Unidos. É unir o útil ao agradável: jovens que, em muitos casos, nunca tiveram a chance de se comunicar com nativos da língua conectam-se a pessoas que têm toda a boa vontade e paciência necessárias para compartilhar ideias e experiências. O Speaking Exchange nasceu vitorioso. É o tipo de projeto que nos faz perguntar: como ninguém havia pensando nisso antes? Por isso, fascina e encanta. Condiz com nossa metodologia de ensino e nossa filosofia de negócio. Está em sintonia com a missão da empresa.
É preciso voltar-se para si mesmo e perceber que há diversas formas de se reinventar sem perder a essência. O foco precisa estar sempre voltado às necessidades, ensejos e sonhos do cliente. Ele não pode ser comprado, mas tem que ser conquistado. A partir desse entendimento, é preciso pensar no potencial da marca, no que ela se propõe a fazer. Mais do que vender um serviço ou produto ? uma aula de inglês, um carro, uma caixa de leite integral, o que seja ? é preciso ir além e compreender o que isso significa na vida dos seus consumidores. Geralmente, quem busca por algo o faz com uma motivação; nós somos o caminho que liga nossos alunos aos seus sonhos.
Mas chegar a ideias simples não é tão fácil. É preciso fazer uma autoanálise para identificar os diferenciais ? e trabalhar em cima deles, tanto para públicos externos quanto para clientes internos, os próprios colaboradores. O CNA tem experiência de mais de 40 anos no mercado de idiomas no Brasil. Foi, no entanto, da simplicidade de uma ideia e do entendimento que temos do nosso papel enquanto educadores que surgiu o Speaking Exchange, um projeto moderno, atual e, acima de tudo, humano.