No e-commerce de artigos esportivos Netshoes, futebol é coisa séria. Muito séria. Afinal, as parcerias com clubes argentinos e mexicanos tem feito com que a empresa atinja índices de crescimento das vendas acima de 100% nesses países.
Em outubro de 2011, depois de ter se consolidado no Brasil como o maior player de seu setor, a Netshoes expandiu simultaneamente sua presença para o México e para a Argentina. ?Partimos das premissas de que o México, por ser um grande mercado, representava uma oportunidade quantitativa relevante; e que a Argentina tem uma proximidade maior com o Brasil?, comenta Renato Mendes, head de Assuntos Corporativos da varejista.
Outro aspecto relevante é que, mesmo em outro país, a Netshoes deveria transmitir os mesmos valores que no Brasil. ?Temos que encantar o consumidor em todo lugar e sabemos fazer e-commerce, então nosso foco era levar o know-how aprendido no Brasil e adaptar às particularidades de cada lugar?, comenta Mendes. No caso do México e da Argentina, questões já relativamente resolvidas no mercado nacional ainda estavam presentes por lá, fazendo com que a Netshoes tivesse, na prática, um roadmap já estruturado do caminho a percorrer. ?A questão da segurança, por exemplo, ainda é relevante no México, enquanto no Brasil está bem mais madura?, exemplifica.
Foi preciso também se adaptar às particularidades locais. A Argentina, embora tenha o futebol como primeiro esporte, também tem o rúgbi e o golfe como atividades importantes, o que não acontece no Brasil. No México, o mesmo acontece com o futebol americano. ?Aproveitamos nosso know-how, mas entendendo cada cultura?, diz Mendes.
Uma estratégia que deu muito certo, tanto no Brasil quanto nos demais mercados, foi investir em parcerias com clubes de futebol. Por aqui, a Netshoes opera as lojas on-line oficiais do Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Coritiba, Vasco e Internacional, enquanto na Argentina é parceiro do River Plate e do San Lorenzo (respectivamente semifinalista da atual Libertadores e campeão do torneio no ano passado). No México, já há parcerias com Chivas, Pumas, Monterrey, América, Cruz Azul e Santos Laguna. ?Quando falamos de lojas com parceiros, estamos buscando credibilidade, awareness e receita. Não éramos conhecidos fora do país e estarmos associados a marcas locais com grande credibilidade nos dá credibilidade também?, diz Mendes. ?Na Argentina ninguém nos conhece e de repente as pessoas nos veem na manga do uniforme do River Plate. Isso gera impacto?, comenta.
No Brasil essa estratégia de parcerias com clubes também foi utilizada e, de certa forma, aponta o caminho que a Netshoes seguirá no exterior: diminuir progressivamente o peso do parceiro em sua comunicação, à medida que a marca se tornar mais conhecida. ?Hoje digo, no Brasil, que sou Netshoes, e é suficiente. O mesmo irá acontecer na Argentina e no México?, diz Mendes. Considerando que hoje a maior parte da receita no exterior já decorre das vendas nos seus próprios sites e não das lojas oficiais dos clubes, o principal foco das parcerias está na construção da marca.
A Netshoes não pensa em avançar para outros países por enquanto. ?Crescemos cerca de 120% no México e 140% na Argentina no ano passado?, comenta o executivo. Esse ritmo é semelhante ao crescimento anual da empresa no Brasil entre 2007 e 2011 e deve se manter por algum tempo. ?Nosso know-how, por termos vivido esse momento por aqui há alguns anos, é valioso e explica boa parte do nosso sucesso?, acredita Mendes.
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