Pesquisar
Close this search box.
/
/
Os 4 países mais inspiradores para empreendedores

Os 4 países mais inspiradores para empreendedores

Conhecer os negócios de outros lugares do mundo pode ajudar os profissionais em sua própria trajetória. Veja as indicações de um empreendedor

O empreendedorismo é cada vez uma opção mais presente na vida dos brasileiros – e não apenas o de necessidade. No campo digital, o número não para de crescer: em 2016, por exemplo, cerca de 3,8 milhões de domínios foram registrados para empresas, enquanto em 2015 o total foi de 3,6 milhões, de acordo com o Registro.br.
Mesmo com o número de novos empreendedores digitais, a curta sobrevivência das empresas ainda preocupa. De acordo com o Empresômetro PME, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em 2016, mais de 215 mil empresas encerraram suas atividades. Ao dividir o número pelos dias úteis no ano passado – 251 – conclui-se que, entre segunda e sexta-feira, quase uma empresa encerra as atividades por dia.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
De acordo com Bruno Pinheiro, autor do livro “Empreenda Sem Fronteiras”, além de ser necessário um planejamento detalhado, com foco e estratégias bem definidos para evitar a mortalidade da empresa, os aspirantes a empreendedores digitais também devem se inspirar em países que deram certo neste ramo. “Já visitei mais de 40 países e, em alguns deles, tirei boas lições de empreendedorismo”, conta.
O empreendedor indica alguns locais para os profissionais coletarem inspirações:
1- EUA
O estado da Califórnia abrange o Vale do Silício. É de lá que startups nasceram e hoje são empresas bilionárias, como Facebook, Microsoft, Apple, entre outras. Além de visitar essas empresas, vale a pena participar dos congressos e palestras que acontecem diariamente lá, seja para se aprofundar em técnicas de empreendedorismo quanto aumentar a rede de relacionamento com outras pessoas. “Trocar cartões com outros empreendedores pode ajudar a melhorar o negócio de quem está começando, por meio de parcerias com outras pessoas que pensam da mesma forma”, aponta Pinheiro.
2- Irlanda
Já foi bastante conhecida apenas por suas lendas místicas, que envolvem duendes, fadas e bruxas, além de ser o país da banda U2.  Nos últimos dez anos, muita coisa mudou e hoje a ilha recebe estrangeiros de todos os cantos da Europa, sendo considerada uma “república de estudantes”. Além disso, é chamada de Vale do Silício Europeu por concentrar milhares de startups e empresas focadas em tecnologia, devido aos incentivos fiscais concedidos pelo governo irlandês. “Para os empreendedores, é importante conhecer a cultura corporativa em países europeus como a Irlanda, onde a vida fora da empresa é valorizada. Além disso, os profissionais que atuam por lá costumam ser estratégicos e assertivos”.
3- Tailândia
Embora muitos brasileiros tenham o sonho de conhecer esse país por suas características exóticas, seja pela gastronomia ou pelas ilhas paradisíacas, a Tailândia tem se destacada pela expansão de tecnologias de informação e comunicação. Por concentrar profissionais de ponta que desenvolvem aplicações ou programas para computadores e smartphones, atualmente representa 20% das exportações desses itens, e dá emprego a cerca de 200 mil pessoas. “Além disso, o governo tailandês dispõe de um departamento específico que conecta empresas estrangeiras a encontrarem parceiras, diminuindo a burocratização dos processos”, explica o empreendedor.
4- Israel
Apelidado de “Nação Empreendedora”, o país é considerado o maior inovador em tecnologia limpa no mundo inteiro. É de lá que saíram as líderes mundiais, como a Ormat – produtora de energia geotérmica -, a Brightsource – maior usina de energia solar do mundo -, e a SolarEdge – também de energia solar.
Além disso, nos últimos anos uma “onda” de startups surgiu no país, destacando Israel como um dos principais centros de alta tecnologia no mundo. A The Economist, por exemplo, cita que Israel, além de inúmeras startups de tecnologia, tem uma indústria de capital de risco com a maior renda per capita do que qualquer outro país do mundo. “Um exemplo recente disto é o Waze, startup de tecnologia israelense, que foi adquirida pelo Google por US$ 11 bilhões”, lembra o especialista.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]