/
/
Pais bem-sucedidos sempre formam filhos potencialmente bem-sucedidos?

Pais bem-sucedidos sempre formam filhos potencialmente bem-sucedidos?

Exigir a escolha da mesma profissão nem sempre é garantia de sucesso; conheça algumas atitudes que ajudam a incentivar o melhor dos filhos desde cedo

Antes mesmo do nascimento dos filhos, muitos pais já sonham com a carreira que os pequenos vão seguir no futuro e fazem planos para que eles tenham sucesso na vida profissional. No momento em que é chegada a hora de fazer essa escolha, muito acabam impondo que os herdeiros sigam seus passos. No caso daqueles que são bem-sucedidos em determinada profissão, a pressão sobre os jovens aumenta. Mas pais bem-sucedidos nem sempre resultam em filhos com o mesmo êxito.

“Em primeiro lugar, é preciso ter em mente o que é sucesso. Muitas vezes, ele não está relacionado à fama, dinheiro ou poder, e sim à satisfação pessoal ou entusiasmo em realizar as tarefas e desafios do dia-a-dia”, destaca Scher Soares, especialista em Comportamento e Desenvolvimento Humano. Segundo ele, de fato, os pais são grandes influenciadores na formação profissional de seus filhos, mas, muitas vezes, o desejo não é o mesmo, ou eles não têm as aptidões necessárias para executar aquela profissão. “Por isso, eles terão que se esforçar mais para alcançar o mesmo ou um resultado parecido, que nem sempre vai trazer contentamento”, explica.

Dois fatores podem influenciar na decisão pela mesma careira: identificação e estabilidade. É como se optar pelo mesmo emprego garantisse mais segurança e abrisse espaço no mercado de trabalho. “Por um lado, essa escolha pode encurtar caminhos, mas se o filho não tem vocação para seguir essa carreira, ele não terá o mesmo triunfo e, ainda, pode se frustrar, gerando estresse e angústia ou, ainda, perder o prazer na atividade”, afirma. Ele garante que o mais importante é apoiar a decisão, mesmo que ela seja contra a opinião familiar.

Realizar a vontade dos familiares não implica, necessariamente, seguir exatamente a mesma trilha e passos dados por eles. Uma mesma profissão permite diversos caminhos e especialidades, e o importante é identificar aquela que traz mais afinidade. De acordo com Scher, o principal objetivo deve ser formar adultos independentes e garantir oportunidades para que eles sigam o caminho que os façam mais felizes. Ainda que não exista fórmula mágica, o especialista cita cinco atitudes que, se tomadas desde a infância, auxiliam no desenvolvimento em qualquer profissão.

Cinco atitudes para incentivar o melhor do seu filho:

1. Desenvolver os pontos fortes e ajudar a reconhecer e melhorar os pontos fracos;
2. Não fazer as tarefas por eles;
3. Planejar o futuro juntos;
4. Acompanhar o progresso e valorizar os esforços;
5. Estimular a integração e relacionamento.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]