/
/
Os segmentos de franquias que mais crescem no País

Os segmentos de franquias que mais crescem no País

O setor de franquias conseguiu crescer em 2016, mas alguns segmentos faturaram até 15% mais no mesmo período. Conheça e encontre oportunidades

Apesar das quedas históricas do varejo no ano passado, o segmento de franquias conseguiu ter números positivos: o crescimento nominal foi de 8,3%, para um faturamento de R$ 151 bilhões, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Apesar do aumento de um dígito, alguns setores apresentaram destaque, com faturamento até 15,5% maior. Saiba quais são eles.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
1. Saúde, Beleza e Bem-Estar
Foi o segmento que apresentou a maior variação de faturamento em 2016, com crescimento de 15,5% em relação a 2015.
Segundo a Associação, a ascensão de redes de clínicas médicas populares, que ganharam espaço frente à retração do mercado de trabalho e à consequente saída de usuários dos planos de saúde, a utilização de novos canais de venda (porta a porta), além da entrada de novas marcas e de grandes players no mercado favoreceram esse desempenho. As marcas Hinode, Quem Disse, Berenice? e Sobrancelhas Design são exemplos desse crescimento.
2. Serviços Automotivos
Apresentou o segundo melhor índice de crescimento no mesmo período, de 11,6%.
Um dos motivos para o crescimento foi o desempenho do mercado de veículos seminovos, além do fato de as redes de serviços automotivos oferecerem aos clientes padrão de atendimento e agilidade como diferenciais frente a negócios tradicionais. Entre as marcas que exemplificam esse bom desempenho estão Bono Pneus, Jet Oil e Make-up Estética Automotiva.
3. Moda
Com crescimento de 10,4% na comparação com 2015, o segmento cresceu devido a oferta de novos produtos, estratégias de promoção e a expansão das redes. As marcas que ilustram o bom desempenho no segmento são Clube Melissa, Hope Lingerie e Jorge Bischoff.
4. Alimentação
Sempre com bom desempenho, o segmento apresentou aumento de 8,8% no faturamento, em relação ao ano anterior.
Individualmente, o segmento é o mais representativo do franchising e está entre os mais tradicionais do setor. Para crescer em ano de crise, o segmento apostou nas promoções e na diversificação de canais de venda, como aplicativos, criando uma nova experiência de compra para o consumidor e reduzindo eventuais atritos. Cacau Show, Chiquinho Sorvetes e Mania de Churrasco são marcas que exemplificam esse crescimento.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]