Cerca de 15% da população urbana consome produtos orgânicos no Brasil. Estimativa feita pela Market Analysis ouviu 905 pessoas em nove capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Porto Alegre e Goiânia.
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As verduras, legumes e frutas são os alimentos mais consumidos pelos entrevistados. O sul do País é a região mais adepta aos produtos orgânicos, representando na pesquisa o dobro do consumo nacional.
A pesquisa também questionou os motivos da população optar por não consumir produtos do gênero. A maior parte dos entrevistados (41%) disse que não comprar por falta de preços acessíveis.
A ausência de interesse, a falta de lugares próximos e o pouco conhecimento sobre a diferença entre orgânicos e produtos normalmente consumidos completam a lista.
Precisávamos ter um perfil por região, com consumo, costumes e percepção do consumidor de orgânicos“, diz Ming Liu, responsável pela pesquisa. “Se há cerca de 600 feiras orgânicas mapeadas no Brasil e a cada ano o crescimento do setor chega a 20%, temos potencial de aumento de consumo”, completou em nota enviada pela assessoria.
Oportunidade
A pesquisa mostrou ainda que o interesse dos brasileiros por orgânicos pode gerar uma oportunidade para os varejistas.
Durante o levantamento os consumidores afirmaram que não se identificam com nenhuma marca forte ou que represente o setor de orgânicos. O conhecimento das marcas é baseado nas aparições na mídia e as gôndolas de supermercados é considerado o ponto de venda mais relevante.