Se você tem espírito aventureiro, certamente já pensou em voar. É provável também que já tenha sido impactado pelo slogan da Red Bull, a empresa que promete dar asas ao cliente. O famoso e inesquecível slogan da empresa, contudo, é só uma pequena demonstração de tudo o que eles já produziram e são capazes de desenvolver em termos de conteúdo e comunicação.
A Red Bull é uma empresa de mais de 30 anos. Em 2018, 6,8 bilhões de latas do produto foram vendidas no mundo todo. Porém, o energético, inspirado em bebidas funcionais no Extremo Oriente, é apenas a representação física de um estilo de vida apoiado pela companhia que o desenvolveu.
Mais do que dar asas às pessoas, a empresa busca alavancar ideias. E foi desse propósito que surgiu a Red Bull Media House, braço de mídia da organização, que se define como “uma mídia multiplataforma distribuída globalmente, focada na missão de inspirar histórias que vão ‘além do comum’”.
Na prática, a companhia desenvolve conteúdos sobre esportes, cultura e estilo de vida e os distribui para os mais variados canais – desde televisão até mobile. A dedicação ao tema é evidente: basta acessar o site da Red Bull para perceber que, mais do que mostrar o próprio produto, o foco é falar sobre tudo o que gira em torno da marca, especialmente esportes.
A Red Bull tem também times próprios de futebol – inclusive no Brasil – e um Centro de Formação de Atletas do Red Bull Brasil localizado no interior de São Paulo. Mas, esse é só um dos esportes apoiados pela empresa. Além dele, há esportes na água, aéreos, na neve e, é claro, terrestres, como os de bike e de motocicleta.
A estratégia tem funcionado, afinal, fala-se com naturalidade sobre times e apoios da Red Bull: não causa estranheza que uma criadora de energéticos apoie o esporte, comunique seus valores e coloque em prática tudo aquilo em que acredita de maneira multiplataforma. Em números as 6,8 bilhões de latinhas vendidas representam um aumento de 7,7% nas vendas em 2018, em comparação com o ano anterior. Mas isso é um detalhe perto da intenção da companhia de fazer o mundo voar para longe de seus limites.
É evidente que a estratégia da Red Bull de desenvolver um braço próprio de conteúdo foi bastante ousada e nem sempre pode ser replicada. Para que a empresa possa manter o foco no próprio core, é indicado buscar um parceiro especializado na produção de conteúdo estruturado, direcionado e elaborado para a sua empresa e capaz de levar a sua mensagem para o público ideal. A sua empresa está pronta para ganhar asas?