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Oportunidades e ameaças

Oportunidades e ameaças

Conheça três benefícios e três riscos dos clubes de assinaturas

Por Luan Gabellini *

De cosméticos a cervejas, passando por carnes e produtos pet, o mercado dos clubes de assinatura está aquecido não só no Brasil, mas em todo o mundo. Pesquisa do Instituto Gartner estima que, em 2015, 35% das corporações devem gerar receita por meio desse modelo na Internet. A possibilidade de oferecer algo novo para os clientes e, consequentemente, aumentar a receita em momentos de instabilidade econômica faz com que muitas corporações invistam nas vendas por assinatura. Entretanto, é preciso estar atento para que os benefícios não se transformem em riscos ao seu negócio. Confira três vantagens e três desafios desse formato de vendas para as lojas virtuais:

Os três benefícios dos clubes de assinatura
Receita recorrente ? é a principal vantagem dos clubes on-line. O pagamento é mensal ou até semanal, o que faz com que o caixa do e-commerce tenha um dinheiro fixo, facilitando as demais operações.
Evolução ? a empresa consegue incluir vantagens à própria marca, pois além do produto, passa a oferecer conforto e tranquilidade aos consumidores e fica à frente da concorrência.
Fidelização ? ao receber um produto de qualidade em sua casa todos os meses, o cliente fica leal à marca e pode indicar até mesmo novos consumidores para a empresa.

Os três riscos dos clubes de assinatura
Bolha ? clubes de assinaturas estão na moda e, naturalmente, sempre há o risco do mercado inflar e não suportar novas adesões. Um bom planejamento permite um investimento certeiro e evita uma nova bolha.
Trabalho constante ? vender neste modelo exige paciência e dedicação dos empresários: o cliente espera receber seus produtos no prazo e quer que a cobrança seja conforme o combinado. É preciso encontrar uma plataforma eficiente que garanta esse controle.
Poucos setores ? esse tipo de venda foi moldado na estrutura das revistas e jornais: o consumidor paga um valor para consumir algo diferente todos os dias, semanas ou meses. Portanto, o segmento é mais indicado para quem oferece um produto de consumo e com possibilidades de variações.

* Luan Gabellini é sócio fundador da BetaLabs

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O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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