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Oportunidades e ameaças

Oportunidades e ameaças

Conheça três benefícios e três riscos dos clubes de assinaturas

Por Luan Gabellini *

De cosméticos a cervejas, passando por carnes e produtos pet, o mercado dos clubes de assinatura está aquecido não só no Brasil, mas em todo o mundo. Pesquisa do Instituto Gartner estima que, em 2015, 35% das corporações devem gerar receita por meio desse modelo na Internet. A possibilidade de oferecer algo novo para os clientes e, consequentemente, aumentar a receita em momentos de instabilidade econômica faz com que muitas corporações invistam nas vendas por assinatura. Entretanto, é preciso estar atento para que os benefícios não se transformem em riscos ao seu negócio. Confira três vantagens e três desafios desse formato de vendas para as lojas virtuais:

Os três benefícios dos clubes de assinatura
Receita recorrente ? é a principal vantagem dos clubes on-line. O pagamento é mensal ou até semanal, o que faz com que o caixa do e-commerce tenha um dinheiro fixo, facilitando as demais operações.
Evolução ? a empresa consegue incluir vantagens à própria marca, pois além do produto, passa a oferecer conforto e tranquilidade aos consumidores e fica à frente da concorrência.
Fidelização ? ao receber um produto de qualidade em sua casa todos os meses, o cliente fica leal à marca e pode indicar até mesmo novos consumidores para a empresa.

Os três riscos dos clubes de assinatura
Bolha ? clubes de assinaturas estão na moda e, naturalmente, sempre há o risco do mercado inflar e não suportar novas adesões. Um bom planejamento permite um investimento certeiro e evita uma nova bolha.
Trabalho constante ? vender neste modelo exige paciência e dedicação dos empresários: o cliente espera receber seus produtos no prazo e quer que a cobrança seja conforme o combinado. É preciso encontrar uma plataforma eficiente que garanta esse controle.
Poucos setores ? esse tipo de venda foi moldado na estrutura das revistas e jornais: o consumidor paga um valor para consumir algo diferente todos os dias, semanas ou meses. Portanto, o segmento é mais indicado para quem oferece um produto de consumo e com possibilidades de variações.

* Luan Gabellini é sócio fundador da BetaLabs

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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