/
/
Onde o varejo vai investir em 2017?

Onde o varejo vai investir em 2017?

Nos últimos anos, o varejo travou investimentos. Agora, o cenário é outro. NOVAREJO ouviu executivos e especialistas para entender para onde vai o dinheiro

Ainda que existam questionamentos sobre os movimentos da economia a partir de agora, há um consenso entre os empresários de que o pior já passou. Em 2016, o setor amargou uma queda de 6,2% nas vendas totais – o pior resultado desde 2001. O resultado não foi surpresa. Diante de um cenário tão incerto e com indicadores que só apontavam para baixo mês a mês, era de se esperar que os empresários ficassem receosos. Resultado: fecharam a mão, a carteira, o cofre.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
“O País travou os investimentos”, afirma Fábio Pina, assessor econômico da FecomercioSP. “A partir de 2014, o setor começa a sentir sinais de esgotamento e deu passos atrás”, diz. Em “passos atrás” entende-se demissões e lojas fechadas: foram 108 mil pontos de venda que baixaram as portas no ano passado.
Durante dois anos, planos de expansão foram prejudicados e deixados de molho. E quem não fechou loja teve de rever o negócio para ganhar em outras pontas. Segundo Willian Valiante, diretor da unidade de Mercado, Varejo e Produtos de Consumo da Capgemini Brasil, foram dois os caminhos adotados pelo varejo neste caso: os que tinham caixa investiram em inovação, para se diferenciar e chamar a atenção do consumidor receoso; quem procurou ganhar nos detalhes investiu na terceirização de alguns processos.  “Entre 2015 e 2016, muitos repensaram seus processos e buscaram serviços de tecnologia, por exemplo, para aumentar a eficiência e reduzir custos”, explica.
Agora, as perspectivas são de melhora no cenário econômico e, portanto, das vendas no varejo. Ainda que não haja projeções de crescimento, o retorno da confiança de consumidores e empresários deve fazer o setor voltar a reagir e, ao menos, não operar mais no sufoco. O que se vê são perspectivas de, finalmente, o setor destravar investimentos que estavam parados.
“As redes que investiram mesmo em um ano ruim apostaram em uma perspectiva de retomada”, afirma Juliana Serapio, assessora econômica da CNC (Confederação Nacional do Comércio). “Agora, há um cenário melhor, diante da queda das taxas de juros e da inflação”, explica.
Com um cenário melhor, o varejo tende a abrir a carteira. E para onde vão os recursos? Confira aqui matéria completa.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]