A Higher Ground, empresa de produção de Barack e Michelle Obama, anunciou que vai começar a investir nos podcasts. O casal deve começar a publicar conteúdos exclusivos em áudio no Spotify.
O acordo prevê que os Obamas desenvolvam, produzam e emprestem suas vozes para podcasts selecionados, conectando-os com ouvintes de todo o mundo e falando sobre diversos assuntos. A produtora já tem um acordo de produção com a Netflix.
O acordo do Spotify com a Higher Ground vai incluir anúncios, já que todos os podcasts na plataforma são monetizados. Não está claro quais são os demais termos da parceria, mas shows populares normalmente rendem de US$ 25 a US$ 40 para cada mil reproduções. Cerca de 70% disso vai para o produtor do podcast e os demais ficam com a plataforma.
LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno!
A parceria entre as empresas pode beneficiar Michelle e Barack com a aproximação das eleições para a presidência dos EUA em 2020.
De acordo com o Interactive Advertising Bureau (IAB), a receita de podcasts atingiu US$ 479 milhões em 2018, 53% a mais do que o ano anterior. Segundo o relatório, a expectativa é que o número cresça 42% este ano, chegando a US$ 679 milhões.
EXCLUSIVO: As lições de liderança de Barack Obama
Podcast no Brasil
Segundo um estudo do Ibope Inteligência, 40% dos brasileiros já ouviram um podcast, número que equivale a 50 milhões.
No entanto, outros 32%, aproximadamente – 39 milhões de internautas – não sabem o que é um podcast. A pesquisa foi aplicada dos dias 15 a 18 de janeiro com duas mil pessoas. Jovens e pessoas das classes A e B são os mais interessados no formato.
Os homens representam 45% daqueles que já ouviram ao menos uma vez. Já em relação às mulheres, esse percentual cai para 36%. Em meio aos jovens, o podcast já foi ouvido por 47%.