/
/
Entenda como a Galinha Pintadinha está conquistando o mundo

Entenda como a Galinha Pintadinha está conquistando o mundo

Um dos maiores sucessos do público infantil, a galinha azulada se prepara para desembarcar em novos mercados cantando e falando em novos idiomas. Conheça a sua estratégia

As canções infantis da Galinha Pintadinha são um marco na internet brasileira. Não se trata de um exagero. O canal da personagem do YouTube foi o primeiro do país a alcançar a marca de 1 bilhão de visualizações no longínquo ano de 2014. Também foi o primeiro a conseguir 5 bilhões, neste ano. E se você pensa que a febre é apenas por aqui, está enganado.

Já é possível ouvir a galinha e seus amigos cantando músicas em inglês, espanhol, italiano e francês. Outros idiomas, como o japonês e o alemão, estão para ser lançados.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

A atual aposta dos empresários campineiros Juliano Prado e Marco Luporini é o desenho Galinha Pintadinha Mini. Diferentemente dos vídeos da galinha clássica, que são baseados em canções infantis, o desenho coloca os principais personagens em atividades como uma visita à praia ou fábrica de brinquedos.

“A Galinha Pintadinha foi concebida para ser focada em clipes musicais”, diz Miguel Moreira, gerente de projetos da Bromelia Produções, empresa responsável pelos desenhos. “O fortalecimento da Mini, nesse formato de histórias, nos abre portas tanto para atrair novos consumidores quanto para o licenciamento de novos produtos.”

O licenciamento, aliás, é o quem vem pagando a conta da Galinha Pintadinha. São 56 empresas licenciadas para utilizar os personagens em produtos como brinquedos, material escolar, acessórios para festa e até utensílios domésticos. Só no ano 2016, segundo a Bromélia, os produtos do desenho movimentaram R$ 371 milhões.

Empresas do porte de Grendene, de calçados, Cremer, de cuidados pessoais, e a varejista Riachuelo são algumas que fecharam parcerias com a Bromelia.

Cacarejo poliglota

Três anos e mais de 6 bilhões de visualizações depois, a galinha azul continua sendo destaque no Brasil. A cada mês, o canal da Galinha Pintadinha disputa a liderança de visualizações com o canal Kondzilla, de Conrad Dantas, especializado em clipes de funk. Se contar com os canais internacionais, no entanto, os funkeiros e MCs ficam para trás.

Juntos, canais como Gallina Pintadita (em espanhol), Lottie Dottie (em inglês), Gallina Puntolina (em italiano) e Poulette Petit Pois (em francês) somam mais de 10 bilhões de reproduções. Com a expansão da Galinha Pintadinha Mini, que até agora só foi lançado em português, esse número deve subir muito mais.

As dublagens para os quase 50 episódios da série já estão sendo feitas. “E não é uma dublagem simples, pois canções e termos precisam ser adaptados”, afirma Moreira. As versões alemãs e japonesas, por exemplo, são duas que estão dando mais trabalho.

A Galinha Pintadinha Mini também está desembarcando em outras plataformas. Além do canal do YouTube e da NETNow, plataforma on demand da operadora de tevê por assinatura NET, o desenho também vai começar a ser transmitido via Netflix, a partir do meio de agosto.

Sobre uma estreia na televisão, Moreira não acredita que acontecerá no curto prazo. “Ao contrário da galinha clássica, o Mini foi pensando para ser transmitido em canais de televisão”, diz o executivo. “Mas, por enquanto, continuaremos focando em plataformas digitais.”

Uma galinha presente no digital. E nos palcos

Além da ofensiva nos desenhos, a Bromélia também volta seus olhos para smartphones e tablets. Por enquanto, são quatro aplicativos, três voltados para vídeos e jogos e outro focado em músicas para ninar crianças. Os aplicativos somam mais de 40 milhões de downloads.

No cinema, a Galinha Pintadinha estreou no ano passado e levou milhares de pessoas para assistir a um compilado de episódios na telona. Para completar, já foi tema de dois espetáculos teatrais e a produção de um musical está em andamento – a estreia está programada para este semestre.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]