Pesquisar
Close this search box.
/
/
O varejo no topo

O varejo no topo

Na lista das Melhores Empresas para Trabalhar, setor representa amostra do ranking GPTW NOVAREJO

Entre empresas do setor farmacêutico, indústrias e companhias de tecnologia, quem brilhou no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar Brasil 2014, apurado pelo GPTW (Great Place to Work), em parceria com a revista Época, foram as redes varejistas. Elas representam uma amostra do primeiro ranking GPTW específico para o varejo, que está sendo elaborado em parceria com a revista NOVAREJO e cuja premiação acontecerá em novembro.

O GPTW NOVAREJO, além de apontar o alto grau de importância da gestão, pretende elevar o resultado expressivo e satisfatório do próprio negócio varejista. O estudo é realizado em 49 países e reconhece empresas de diversos setores que aplicam as práticas mais eficazes de gestão de pessoas. O prêmio se tornou referência no mercado mundial e a partir de 2014 pretende se tornar também um dos mais importantes para o setor.

Na lista nacional, divulgada na noite de segunda (18), duas varejistas registraram recordes na lista brasileira divulgada há 18 anos: McDonald?s aparece na lista pela 16ª vez, enquanto a Magazine Luiza foi premiada neste ano pela 17ª vez. Ambas aparecem no ranking das 20 melhores na categoria grandes empresas ? aquelas com mais de mil funcionários ? nas 12ª e 5ª posições respectivamente.

Além delas, outras empresas do setor foram premiadas na 18ª edição do prêmio nacional. A primeira varejista que aparece na lista das grandes empresas é a Gazin, em 4º lugar. Com sede no Paraná, a varejista encerrou 2013 com 206 lojas e um faturamento de cerca de R$ 2,1 bilhões.

No ano passado, registrou no quadro 3.339 funcionários somente no segmento de varejo do grupo, que ainda é formado por braços de indústria, consórcio, comunicação e crédito. A Losango aparece na 13ª posição do ranking das grandes companhias. Com mais de 20 mil parceiros varejistas, a empresa de soluções financeiras também tem 65 lojas próprias em 23 Estados do País para atender ao consumidor final.

A Ancar Ivanhoe é a única empresa de shopping centers que aparece na lista do GPTW. Com 23 empreendimentos no portfólio, a empresa encerrou 2013 com mais de 4 mil funcionários. A Clamed Farmácias também está entre as Melhores Empresas para Trabalhar 2014.

Com quase um século de história, a rede que atua no Sul do País conta com marcas como Drogaria Catarinense, Farmácia Preço Popular, Alomed, Proformula e Farmagora. A Drogaria Catarinense, carro-chefe da rede, faturou quase R$ 1 bilhão em 2013 e quase 4 mil funcionários. Entre as grandes também aparece a Dudalina, que conta com mais de 100 lojas pelo País. Ao todo, são mais de 2.500 funcionários e um faturamento de mais de R$ 500 milhões.

O Grupo Saga, de concessionárias, consta entre as grandes. A marca tem operações em várias cidades, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do País. Do setor de construção, a Leroy Merlin é a representante na lista das empresas com mais de mil funcionários. No ano passado, a rede faturou quase R$ 2 bilhões e fechou o ano com 31 lojas e 7 mil funcionários. Do mesmo segmento, a Todimo, que atua no Sul do País, também aparece na lista. Outro destaque é a Lojas MM, o Grupo Mercado Móveis.

Com 219 operações nos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraná, a marca está em processo forte de expansão: quer atingir 300 operações até 2018. O Super Mercadinhos São Luiz, com lojas no Estado do Ceará, segue na lista das melhores na categoria grandes empresas. A Lojas Zema, de móveis e eletroeletrônicos, atua em cidades do interior em Estados como Minas Gerais, Bahia, Goiás, Espírito Santo e São Paulo. Com quase 500 lojas, a marca está na lista.

A premiação contou ainda com empresas nas categorias Médias Nacionais e Médias Multinacionais. Nenhuma varejista constou nestas listas, Apenas a Mary Kay, de vendas diretas de cosméticos, apareceu na lista das Médias Multinacionais. A marca conta com mais de 2,4 milhões de consultoras, que comercializam cerca de 200 produtos em mais de 35 países.

Para o ranking, o GPTW recebe avaliações feitas pelos funcionários, de maneira voluntária e anônima, e questionários respondidos pela empresa, com as práticas e benefícios. As respostas e os resultados da pesquisa são analisados e avaliados seguindo o modelo global padronizado pelo Great Place To Work. Após a conclusão da pesquisa com os funcionários, a empresa recebe um feedback sintetizado.

Por fim, será feita uma classificação daqueles habilitados ao Prêmio e a cerimônia de reconhecimento será realizada. Os resultados, análises e cobertura completa serão publicados aqui no portal e na Revista NOVAREJO.

Para a premiação, podem participar varejistas dos segmentos de supermercados e hipermercados, farmácias, concessionárias de veículos, lojas de vestuários, lojas de materiais de construção, lojas de móveis e decoração, postos de gasolina, lojas de eletroeletrônicos, livrarias e outras redes varejistas com 50 ou mais funcionários. As inscrições já estão encerradas e as análises sendo feitas.

As melhores empresas para trabalhar possuem intenso foco no atendimento ao consumidor. O Conarec, maior congresso de relacionamento com o cliente do planeta, acontece nos dias 9 e 10 de setembro em São Paulo, com o tema ?as novas dimensões da experiência do cliente?. O evento reunirá milhares de profissionais e lideranças das mais importantes empresas do país para debater conceitos e ideias inovadoras relacionados ao tema. Saiba mais em www.conarec.com.br

Veja fotos de algumas das melhores empresas varejistas para se trabalhar:


A Ancar Ivanhoe é a única empresa de shopping centers em toda lista GPTW 2014


A camisaria Dudalina aparece na lista neste ano, na categoria grandes companhias


A Lojas MM, o Grupo Mercado Móveis, com mais de 200 operações, figura entre as premiadas


O Grupo Saga, de concessionárias, com operações principalmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do País


A rede comandada por Luiza Trajano ficou em 5º lugar, sustentando presença na lista pelo 17º ano seguido


Embora tenha o varejo como parceiro, a Losango já conta com 65 lojas e está na 13ª colocação do ranking


O Super Mercadinhos São Luiz, de atuação no Estado do Ceará, segue na lista das melhores na categoria grandes empresas


A Todimo, que atua no Sul do País, é o segundo representante do varejo de material de construção na premiação


A Lojas Zema, de móveis e eletroeletrônicos, tem atuação forte em cidades do interior e também marca presença no GPTW

Acompanhe o Conarec nas redes sociais:

Leia mais:

?Valorizar as pessoas é valorizar o próprio negócio?

Meritocracia é importante para funcionários das Melhores Empresas para Trabalhar

GPTW: fomento de ações para valorizar o colaborador

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]