Pesquisar
Close this search box.
/
/
O varejo após mudanças da Susep

O varejo após mudanças da Susep

Alterações das regras de venda de seguros no setor deve gerar fiscalização neste ano

Em outubro de 2013, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) alterou as regras para a venda de seguros no varejo, prática que vem crescendo no setor. As mudanças vão gerar fiscalização já no segundo semestre desta ano, segundo Iná Terumi Yamada, consultora da Susep, que fez apresentação no Retailed! 2014.

“A Susep passou a ter poder coercitivo sobre a venda no varejo. Ela pode suspender uma operação de venda de seguro no varejo e multar a seguradora, de R$ 10 mil a R$ 500 mil. A fiscalização será um check-list de todas as mudanças”, afirma a consultora. Em linhas gerais, houve alteração no tipo de seguro que pode ser comercializado no varejo e no papel do lojista e do vendedor.

Ao todo, foram três resoluções do CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) e mais uma Circular da Susep que mudaram o modelo de venda de seguros no varejo. A Resolução CNSP 296 regula o seguro de garantia estendida. E o propósito, segundo Iná, é garantir a concorrência e o aumento da consciência acerca do produto.

“A resolução permite a oferta do seguro junto a varejistas diferentes daqueles onde os bens foram adquiridos e por intermédio de corretores de seguros”, afirma. Em outras palavras, o consumidor que comprar um produto em uma rede pode adquirir o seguro de garantia estendida em uma rede diferente. “É difícil o consumidor fazer pesquisa de seguros em outra rede varejista, mas os órgãos acharam por bem garantir a concorrência”, avalia a consultora.

Além disso, o varejista pode ter contrato com mais de uma seguradora para a oferta de mais de um tipo de seguro se assim ele quiser. Outra mudança foi com relação ao tipo de comercialização ? agora, o varejo só pode vender garantia estendida na forma individualizada, por meio de bilhete ou apólice individual.

Também está vedada a renovação automática. “Para a renovação, o varejista precisa da anuência expressa do segurado”, afirma. Esta resolução também estabelece um prazo de arrependimento de sete dias. “O prazo de arrependimento inibe a venda ostensiva do vendedor porque dá tempo para que o consumidor analise o que ele está comprando”, considera Iná.

Outra resolução, a CNSP 297, disciplina a atividade do representante do seguro e estabelece a responsabilidade solidária entre a seguradora e o seu representante, como o varejo. Também veda a venda da apólice coletiva e, assim como a norma anterior, define um prazo de sete dias para o arrependimento.

Outra mudança é a divulgação ao público sobre quem é a seguradora responsável pelo seguro no varejo, bem como “as informações corretas, claras, precisa e ostensivas sobre o seguro”, e também define quais seguros o varejo pode vender: garantia estendida (bens em geral e auto), funeral, viagem, prestamista, desemprego, perda de renda, evento aleatório, animais e microsseguro de pessoas, de danos e de previdência.

A Circular Susep 480 regula oferta de seguro pelo varejo e altera o papel do varejista, que passa a ser representante de seguros. O local deve estar devidamente sinalizado para orientação ao consumidor e o vendedor não pode condicionar o desconto no preço de um bem à aquisição de qualquer tipo de seguro.

“Essa ação era a que dava margem para a venda casada e inadequada”, resume Iná. Já a Resolução CNSP 294 regula a venda de seguros por meios remotos, no caso, o e-commerce. “Neste caso, a resolução regula as práticas já existentes”, diz a consultora. Ao contrário do varejo físico, a fiscalização da venda do seguro no e-commerce ainda não é feita. “Esta questão será contemplada neste ano”, diz.

Segundo Iná, o aperto da Susep tem o objetivo de dar maior equilíbrio entre a indústria do seguro, os varejistas e os consumidores. Isso porque o mercado de venda de seguros é crescente. “Ano a ano, essas vendas aumentam”, afirma. Somente o seguro de garantida estendida, o valor do prêmio direto entre valor de janeiro a junho deste ano atingiu R$ 1,587 bilhão. “É um valor expressivo para esse ramo de seguros, que é o sétimo entre as modalidades de seguros em prêmio direto”, avalia.

Leia mais:

Um produto para cada cliente

A equipe como alavanca

6 passos para os serviços financeiros no varejo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]