/
/
O tempo, segundo a ótica do novo consumidor

O tempo, segundo a ótica do novo consumidor

O aumento da popularidade de determinados conhecimentos humanos não vem ocorrendo por acaso. Um exemplo é a física quântica, que, nos últimos anos, dedica-se ao estudo do tempo. No entanto, engana-se que esse é um assunto para a seara de Stephen Hawkings. Empresas também estão de olho quesito, algo cada vez mais importante na vida do consumidor. Esse debate, por vezes filosófico, foi um dos assuntos do painel “A pergunta que não tem preço: como manter viva e em alta a satisfação do cliente que nunca está satisfeito?”.

Esse foi o ponto de partida da discussão promovida por Ana Paula Araújo, apresentadora do Bom Dia Brasil, da TV Globo. Segundo ela, as relações de consumo mudaram e isso transformou o jeito do cliente olhar a empresa. Hoje, tudo é mais dinâmico e tem levado a uma série de debates sobre alguns dos pilares do universo consumeril. Um deles é a publicidade.

Hugo Rodrigues, CEO da WMccann, afirma que a provocação da apresentadora faz todo o sentido. Ele, um ávido críticos dos modelos vigentes de consumo, afirma que o consumidor perdeu o interesse pela publicidade por diversos motivos, mas principalmente pela falta de tempo. “O consumidor não quer mais publicidade. Hoje, nós da publicidade somos pessoas invasivas. O consumidor não quer ser interrompido. Mais: ele não tempo para a publicidade. A questão é: como interagir com a marca diante desse cenário?”, questiona.

Um dos motivos dessa falta de tempo do consumidor está diretamente relacionada a esse comportamento fundamentalmente digital. Flavio Dias, presidente da Via Varejo, explica que um dos reflexos disso é a receita da companhia nos dias de hoje. “Hoje, 35% da receita de eletrodoméstico vem da venda online. Note que estamos falando de um terço do total. Evidentemente que ainda estamos trilhando esse mundo digital. Hoje, considerando todo o varejo, isso ainda representa entre 3 e 5%. No entanto, temos categorias de produtos mais maduras que vendem de 25% a 30% pela internet”, afirma.

Se o varejo ainda enfrenta alguma resistência do consumidor pela internet, há setores que o caminho provavelmente será ainda mais longo. É o caso da habitação, que tem um negócio que ocorre quase que exclusivamente no mundo físico. Por outro lado, o setor vem trabalhando um elemento considerado fundamental para o mundo digital: a confiança. Se esse quesito de valor for equacionado, alguém duvida que o setor terá êxito na internet?

Eduardo Fischer, co-presidente da MRV Engenharia, afirma que a confiança é o elemento primordial no setor. E os motivos são bem evidentes. “O nosso cliente está em busca do primeiro imóvel da vida dele. Estou vendendo algo que vai resultar em um relacionamento de muitos anos, logo isso requer confiança e transparência. Ele precisa ter a segurança em nós, pois deposita no nosso produto uma economia de todo uma vida”, afirma Fischer.

E por falar em confiança, esse valor intangível também é o ponto de partida de uma relação entre a Sociedade Israelita Brasileira Albert Einstein e os seus pacientes/consumidores. “Temos a consciência que ninguém procura o hospital pensando em uma experiência. No entanto, mesmo assim, devemos proporcionar a melhor experiência possível no momento em que ele está em contato conosco. Aqui dizemos o seguinte: o médico traz o paciente, mas quem mantém e faz ele voltar é o pessoal da enfermagem. É ele quem proporciona a melhor experiência”, disse Sidney Klajner, presidente da sociedade.

O caminho da sociedade, segundo Klajner, é o digital. E isso está em sintonia com as convicções dos outros executivos presentes no painel do Conarec. Os executivos afirmam que o comportamento digital do consumidor tem transformado constantemente o negócio. O próprio Sem Parar é um exemplo. O que era apenas um negócio de automação de catraca na estrada se transformou até mesmo em uma modalidade de meio de pagamento. Loucura?

“O Sem parar desenvolveu um lado de uma cultura de inovação e, por conta disso, damos autonomia para o time criar os mais diferentes tipos de serviços. Recentemente, por exemplo, fizemos uma parceria com uma rede de lanchonetes para realizar o pagamento de lanches no drive thru sem a necessidade de passar o cartão de crédito ou débito. A reinvenção é o caminho das empresas, mas, para tanto, é preciso ficar atenta”, afirma Fernando Yunes, presidente do Sem Parar.

No fim, todos concordaram que a ansiedade do consumidor somente poderá ser saciada por meio de um pensamento mais digital das companhias. Afinal, se dois cliques no smartphone resolvem a compra, por que o consumidor preferiria um processo mais burocrático?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]