Algumas empresas divulgam seu relatório de sustentabilidade, como já noticiamos aqui no portal. Mas essas informações não são muito comentadas na mídia como um todo nem pelas próprias companhias, mas diretamente para o consumidor.
Segundo uma pesquisa da Ecológica ID, empresa da área de sustentabilidade e meio ambiente, realizada pelo IBOPE Inteligência, grande parte da população afirma que as empresas não declaram de forma apropriada os impactos que causam no meio ambiente para a fabricação de seus produtos.
O estudo mostra que 91% dos entrevistados dizem que as companhias não divulgam adequadamente os impactos causados no meio ambiente no processo de fabricação de um produto. 86% afirmam que elas também não divulgam apropriadamente os procedimentos que adotam para reduzirem seus impactos na natureza.
Como uma pessoa pode tomar a decisão de comprar um produto que tenha uma pegada ecológica menor se ela não tem essa informação? Por que alguém pagará um real a mais por uma peça de roupa sustentável se ela não sabe o motivo que torna o produto mais caro?
Existe um abismo entre as ações positivas das empresas e o consumidor e, enquanto isso existir, o consumo de produtos comuns e com alta pegada continuarão sendo comercializados. Para mudar a escolha do consumidor é preciso informá-lo, de maneira clara, simples e objetiva, o que o seu produto tem de diferente e o quão positivo ele é em toda cadeia.
Confira no infográfico abaixo as informações do estudo da Ecológica ID.